Novo estudo desfaz um dos maiores mitos dos carros elétricos
A análise de hábitos de condução permitiu chegar à conclusão de que a atual autonomia concedida por carros elétricos está de acordo com as necessidades dos condutores.
© Wikimedia Commons
Auto Autonomia
Atualmente, uma das justificações mais frequentes para não se optar por um veículo elétrico está relacionada com a autonomia, que não é suficiente para as necessidades diárias dos condutores. Um novo estudo conduzido pela investigadora Jessika Trancik do MIT ‘deita por terra’ esta noção, concluindo que a atual autonomia encaixa nas necessidades de 87% dos condutores.
A conclusão foi obtida depois de analisar os dados de GPS e de economia de combustível de veículos de todos os EUA, assumindo à partida que os condutores apenas recarregavam os automóveis ao durante a noite. Os dados indicam que em grandes cidades os veículos elétricos substituem eficazmente 88% dos veículos enquanto em zonas rurais a percentagem fica-se nos 81%.
Se porventura acha que os valores não são suficientes, o estudo aponta também para um alargamento ainda maior para o futuro, prevendo que em 2020 os veículos elétricos estarão habilitados a cumprir as necessidades de 98% dos veículos. Além de ficar mais barato para os condutores, conta o The Next Web que a adoção de veículos elétricos ajudaria a cortar em 61% a dependência de combustíveis fósseis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com