Carros elétricos, BTT e 'segways': PSP orgulha-se de ter frota 'verde'
Cada carro de patrulha da PSP percorre o equivalente a 1.160 voltas ao mundo por ano. Estes transportes ajudam a atenuar o impacto ambiental por eles provocado.
© Global Imagens
Auto Ambiente
A PSP tem mais de cinco mil carros com motores de combustão, mas está a investir em alternativas mais amigas do ambiente.
Um carro de patrulha da Polícia de Segurança Pública percorre o equivalente a 1.160 voltas ao mundo por ano. Com tantos quilómetros para fazer, como diminuir a pegada ambiental da PSP? Apostando numa frota diversificada.
Em 2012, a PSP tornou-se a primeira força de segurança do mundo a ter veículos 100% ecológicos ao adquirir oito carros elétricos da Nissan e “está em cima da mesa” a possibilidade de investir em mais viaturas deste género, avança ao Notícias ao Minuto o subcomissário João Moura.
Os carros da gama Leaf caracterizam-se pela ausência de emissões de gases nocivos e começaram por ser usados no programa escola segura, sendo agora também usados em patrulhas no Porto e em Lisboa.
Apesar de estes veículos serem 100% elétricos, a PSP garante que o uso de luzes e sirenes não condiciona a utilização da bateria. Os carros foram adaptados como habitualmente nas oficinas da polícia, em Alfragide.
Além de carros elétricos, a PSP tem apostado noutras formas de diminuir a emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, como no uso de bicicletas todo o terreno (BTT) e 'segways'.
Em Viseu, Guimarães, Braga, Portimão e Vila Real, a polícia já percorre as ruas a pedalar, em duas equipas de dois elementos, com a vantagem de garantir assim a normal fluidez do tráfego, evitando o estacionamento indevido.
Já os veículos de transporte unipessoal da marca Segway, apesar de terem custos de aquisição e manutenção mais elevados do que as bicicletas, são uma boa forma para circular nas zonas pedonais onde é restrita a circulação automóvel.
Este veículo elétrico tem um eixo de duas rodas e utiliza o equilíbrio do condutor para originar os movimentos de deslocação. De acordo com o Código da Estrada, o seu uso pode ser equiparado ao trânsito dos peões.
O uso deste transporte chegou a ser considerado ilegal em Portugal. Só em 2009 um despacho do Ministério da Administração Interna deu luz verde à utilização do segway, introduzida em 2007 mas que havia sido suspensa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com