Indústria deve preparar-se para reciclar baterias de carros elétricos
O aumento de carros elétricos a circular implicará mais baterias a reciclar, uma realidade que chegará dentro de poucos anos e para a qual a indústria portuguesa deve preparar-se, afirmou hoje o secretário de Estado do Ambiente.
© iStock
Auto Governo
Em declarações à Lusa à margem de um congresso internacional da indústria de reciclagem de baterias, Carlos Martins afirmou que o sucesso dos veículos elétricos, que ajuda Portugal a chegar à meta da descarbonização, cria "exigências e preocupações acrescidas", porque ainda não há recicladores preparados.
O progresso para "transportes públicos e mobilidade elétrica" implica também tratar de "um novo tipo de baterias e materiais", com destaque para o lítio, para os quais Portugal e a generalidade do setor da reciclagem tem que se preparar.
O problema, que se colocará cada vez mais nos próximos cinco a seis anos, é também "oportunidade por via da possibilidade de gerar novos empregos e atividades económicas, destacou.
Os cidadãos ainda não estão completamente mobilizados para passar do "usar e deitar fora" para a economia circular, em que se procura prolongar ao máximo a utilização quer de materiais quer de aparelhos, e para isso as entidades licenciadas para reciclagem também têm que colaborar, afirmou.
Carlos Martins indicou que as próximas licenças a atribuir impõem que se gaste mais com "educação, sensibilização ambiental e investigação e desenvolvimento".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com