Governo quer pelo menos 200 veículos elétricos na Administração Pública
O Governo vai introduzir, pelo menos, 200 veículos elétricos na Administração Pública, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), entregue hoje no parlamento e a que a Lusa teve acesso.
© Wikimedia Commons
Auto OE2018
Na versão preliminar da proposta de OE2018, previa-se a introdução de, pelo menos, 150 veículos elétricos nos organismos da Administração Pública, no âmbito do incentivo à mobilidade elétrica através do Fundo Ambiental.
Esta decisão segue os "objetivos do projeto ECO.mob para a inclusão de 1.200 veículos elétricos no parque de veículos do Estado até 2019, bem como o reforço das infraestruturas de carregamento, com a instalação de, pelo menos, 250 novos pontos de carregamento em território nacional".
Tal como na versão preliminar foi inscrito "o incentivo pela introdução de veículos de baixas emissões", que será financiado pelo Fundo Ambiental.
"No âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estufa, é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, financiado pelo Fundo Ambiental", lê-se.
Em 2017, o Governo atribuiu um incentivo de 2.250 euros para compras de carros elétricos novos, limitado às primeiras mil unidades.
Segundo informação do Fundo Ambiental, até ao passado dia 09, foram recebidas 1.149 candidaturas a este incentivo, das quais foram excluídas 143 candidaturas.
"Quando o número de candidaturas no sistema atingir as 1.000, as candidaturas seguintes ficarão em lista de espera e só serão admitidas, pela mesma ordem em que foram submetidas, à medida que as candidaturas no sistema forem sendo objeto de exclusão ou desistência", lê-se ainda no 'site' do fundo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com