Espanha. Preço do arrendamento baixou 3,6% desde o início da pandemia
Valores das casas para arrendar na Espanha caiu 1,9% durante o primeiro trimestre do ano, colocando o seu preço mensal em 10,45 euros por m2.
© Reuters
Casa Espanha
Desde o início da pandemia, Espanha tem experimentado variações positivas e negativas no preço do arrendamento de imóveis. Ou seja, fechou o primeiro trimestre do ano com queda de 1,9%, bem como uma queda de 3,6% em relação ao ano anterior, avança o Observatorio Inmobiliario, de acordo com os dados fornecidos pelo Índice de Imóveis Fotocasa. Note que estas quedas detetadas em março colocam o preço da casa para alugar a 10,45 euros por m2 por mês.
Saliente-se que foi só em fevereiro deste ano que o preço caiu 1,7% pela primeira vez. Assim, durante o último ano, o preço do arrendamento na Espanha caiu duas vezes para registar 3,6% em março de 2021.
"Um dos mercados que mais ficou chateado com a pandemia foi o arrendamento. Se no início de 2020 os preços começavam a mostrar os primeiros sinais de moderação após os grandes aumentos observados em 2019, com a chegada da Covid-19, eles retornaram ao caminho de alta atingindo até mesmo dois dígitos ano a ano", revela María Matos, diretora de estudos e porta-voz da Fotocasa, que afirma que "basicamente, esses aumentos se devem à passagem de casas de férias para residenciais que entraram no mercado, com preços significativamente acima da média".
Sobre a queda observada no primeiro trimestre do ano, o especialista explica que "o principal motivo é a queda da demanda por parte dos estudantes que não alugam, fato que se soma ao aumento da oferta graças aos apartamentos provenientes do mercado de férias", anota o Observatorio Inmobiliario.
Nesse sentido, Matos prevê que "durante grande parte de 2021 continuaremos a atender a queda de preços no arrendamento, como era uma tendência esperada, embora a crise do coronavírus tenha avançado essas quedas".
Quanto ao ranking de preços pelas comunidades, Madrid lidera a lista com 13,90 euros por m2 por mês.
É seguido pela Catalunha (13,79 euros/m2), País Basco (13,12 euros/m2), Ilhas Baleares (11,24 euros/m2), Navarra (10,20 euros/m2) e Ilhas Canárias (9,41 euros/m2). Por outro lado, La Rioja (7,09 euros/m2), Região de Múrcia (6,97 euros/m2), Castilla-La Mancha (5,92 euros/m2) e Extremadura (5,34 euros/m2) estão localizadas como as regiões mais baratas.
Leia Também: Espanha prolonga até 1 de maio controlo na fronteira com Portugal