Erros que comete na remodelação da casa e ninguém lhe diz
Se está a pensar fazer remodelações na sua habitação e não sabe bem por onde começar, saiba primeiro quais são as falhas mais cometidas de forma a poder evitá-las.
© Shutterstock
Casa Remodelar casa
Para a plataforma de design e arquitetura, Urban Obras, a remodelação de uma casa e as ações de conservação são essenciais para que se possa assegurar a longevidade e conforto do seu próprio espaço. Nesse sentido, para garantir o bem-estar da sua família, é necessário fazer uma escolha cuidadosa e atenta de todos os pormenores e fases da transformação.
Ainda assim, há muitos erros a serem cometidos que ninguém lhe diz. Nesse sentido, confira as falhas mais comuns para que possa evitá-las na próxima remodelação do seu lar.
Não ter um planeamento
Qualquer obra de remodelação deve ter como passo inicial um planeamento. Elabore sempre uma descrição detalhada daquilo que ambiciona para a sua remodelação, de forma a que a análise e comparação de propostas e orçamentos seja mais facilitada e realista.
Mudar de opinião
É importante manter a coerência sobre aquilo que é pretendido para o projeto, salienta a Urban Obras, daí também a importância de um planeamento pensado e detalhado antes de começar todo o processo.
Embora seja natural que por vezes possa mudar de opinião em relação a algum aspeto pontual, deve sempre tentar manter o foco naquilo que planeou em conjunto com a empresa de remodelações.
Sublinhe-se que mudar pode ser sinónimo de alteração de custos e atrasos no processo de remodelação, o que nunca é desejado que aconteça.
Contratar profissionais não qualificados ou sem referências
Opte sempre por selecionar uma equipa de profissionais experientes e, que acima de tudo, trate cada projeto de forma individualizada e personalizada.
Nesse sentido, poderá fazer uma pesquisa detalhada sobre potenciais empresas de remodelação de casa, de forma a ver os projetos anteriores e portfólio de trabalhos, até se sentir inteiramente confiante com a sua escolha.
Ser irrealista em relação ao que pretende gastar
Essa partilha direta com a empresa irá permitir a apresentação de propostas adequadas, podendo desta forma adaptar todo o projeto ao orçamento disponível, enquadrando assim os trabalhos que serão necessários e as várias opções existentes, de forma a controlar o orçamento e aplicá-lo da maneira mais indicada para si, sustenta a Urban Obras.
Comprar os seus próprios materiais
Poderá parecer uma solução mais inteligente e levá-lo a acreditar que irá poupar dinheiro ao escolher as opções mais económicas. Mas a verdade é que, fazendo-o através de uma empresa de remodelações, conseguirá melhores preços junto dos seus fornecedores.
Para além disso, ao adquirir materiais por conta própria, poderão não ser os da qualidade necessária, o que fará com que a longevidade, conforto e segurança possam ser postos em causa.
Não estar preparado para viver com as obras em casa
A escolha de bons profissionais irá certamente minimizar o incómodo causado por todo o processo, mas a realização de uma obra de remodelação não passará despercebida.
Se pretender continuar a habitar o espaço enquanto o mesmo é intervencionado, é importante que esteja preparado para conviver com um cenário diferente, alerta a Urban Obras, sendo que o ideal será sempre conversar com o responsável pela obra, de forma a adaptarem os horários e trabalhos.
Leia Também: Arquitetura de interiores. Confira o que deve ter em conta nos projetos