Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º
Lar Conselhos Ainda não sabe como organizar a sua ...

Ainda não sabe como organizar a sua casa? Confira 'aqui' como fazê-lo

Para facilitar o seu dia a dia, é importante organizar as coisas de forma pragmática, dando sempre prioridade ao que é útil. Tome nota.

Ainda não sabe como organizar a sua casa? Confira 'aqui' como fazê-lo

Na hora de organizar, é importante que destine a cada coisa o local certo e adequado, em função das suas necessidades, mas sobretudo das características do item em questão. De forma a facilitar o seu dia a dia, é importante organizar as coisas de forma pragmática, dando sempre prioridade ao que é útil, afirma o Habitissimo. Eis algumas dicas que deve ter em conta.

Livre-se do que não precisa e o que não usa

Este é o conselho mais repetido, note-se: Dar um novo destino ao que não precisa.

Uma vez feita esta triagem é hora de se focar no que realmente importa, reter o que realmente importa. Se para si esta é uma tarefa difícil, saiba que pode contar com a ajuda de empresas de limpeza e arrumação da casa que fazem trabalhos pontuais nesse sentido, sustenta o Habitissimo. 

Não ter uma divisão certa para cada "coisa"

Para começar, assegure-se de que arruma cada item na respetiva divisão. Mas comece por se assegurar de que cada objeto está na divisão certa, sendo a que faz mais sentido para si e para as suas rotinas.

Afinal, se para alguns a escova de cabelo deve estar no quarto, para outras pessoas fará mais sentido que esteja na casa de banho, por exemplo.

Não otimizar o espaço de arrumação

Depois de analisar o espaço que tem para arrumar, tente perceber como pode maximizar o seu potencial, de modo a que possam ser melhor otimizados, possibilitando uma melhor organização. 

Por exemplo, se tem muitos livros, talvez faça mais sentido arrumá-los na horizontal em vez da vertical, sugere o Habitissimo.  

Não investe em acessórios de organização

Se for necessário, invista em acessórios de organização, como caixas, separadores de gavetas, entre outros. Mas atenção, faça compras concretas, tendo já os locais e a estratégia de organização bem definida.

Não priorizar o lado prático

Na hora de organizar os armários e as estantes, coloque mais a jeito os itens que usa mais. Por exemplo, na cozinha, deixe as panelas que mais usa nos armários mais acessíveis.  

Gosta de adiar as tarefas

Outro erro de organização comum é adiar as tarefas. Ao fazê-lo corre o risco de acumular, o que acabará por dificultar mais a tarefa na hora de as fazer.

Confia demasiado na sua memória

Para evitar esquecimentos, opte por etiquetar tudo devidamente, seja nas caixas, dossiers, gavetas, o que se encontra em cada compartimento. 

Cria demasiadas expectativas

O que o Habitissimo quer dizer com isto dizer é que importa optar por um esquema de organização que funcione para si.

Nesse sentido, tenha em conta a sua personalidade e estilo de vida, escolhendo um método realista e que melhor se adequa a si e à sua personalidade. 

Não integra a organização no seu dia a dia

Mais do que uma tarefa, deverá encarar a organização como um processo e integrá-la no seu dia a dia. Sendo que diariamente poderá fazer pequenas coisas que acabarão, seja a curto, médio ou a longo prazo, por facilitar a sua vida.

Leia Também: O tamanho da sua despensa não importa, mas sim como saber aproveitá-lo

Campo obrigatório