Arejar a casa traz benefícios mesmo nos dias mais frios. Sabe porquê?
Esta simples ação que todos devemos adotar como hábito, traz inúmeras vantagens e não custa nada. Se abrir as janelas com mais frequência e assegurar a renovação diária de ar em todas as divisões da sua habitação já é meio caminho andado.
© shutterstock.
Casa Arejar a casa
Há sempre maneiras de renovar o ar e ventilar a habitação lá de casa. De acordo com o Ekonomista, esta simples ação poderá trazer vantagens não só ao estado da sua habitação, como a si e à sua saúde. Aqui o fundamental é arejar a casa e não achar que, por ser pequena ou estar frio, não o deve fazer, revela a plataforma.
Comece por abrir as janelas com mais frequência e a assegurar a renovação diária de ar em todas as divisões. Se usar ar-condicionado, garanta que tem a funcionalidade de renovar o ar interno. Caso opte por um ventilador, crie uma corrente de vento e areje a casa.
Para as divisões sem janela, caso as tenhas, também é possível arejá-las. Segundo o Ekonomista, basta que use um ventilador de teto, que evite materiais que absorvem humidade e que abra as portas e janelas dos restantes espaços.
De acordo com a plataforma, arejar a casa ajuda o crescimento das suas plantas e flores, como também previne problemas do foro respiratório, caraterístico de ambientes fechados e pouco ventilados.
Ao abrir as janelas da sua habitação ou ao usar um ventilador de teto, por exemplo, poderá também evitar o aparecimento de ácaros, bactérias e, principalmente, problemas de humidade, sublinhe-se.
Especialmente para quem fuma em casa, a ventilação é fundamental para prevenir concentrações de monóxido de carbono, faz notar o Ekonomista.
De realçar que as alergias respiratórias e de pele são recorrentes em quem permanece muito tempo em espaços fechados. As mais comuns, asma, rinite, dermatite de contato e bronquite alérgica, podem ser causadas por diversos agentes alérgenos, como poeira, perfumes, pólen, pelos de animais e até ácaros. Assim, mantenha a casa limpa e abra as janelas para que o sol e o vento cheguem a todas divisões, especialmente os quartos das crianças, idosos ou pessoas com um sistema imunológico debilitado.
Já o mofo é causado por fungos que se proliferam em recintos quentes e húmidos. Prevenir o seu aparecimento passa por garantir que as divisões recebem luz solar e contactam com o vento ao longo do dia.
No caso de querer eliminar os maus odores, ao arejar a casa a sua mitigação é feita de forma mais fácil e eficaz, sejam eles quais forem. Portanto, antes de comprar ambientadores ou velas com aromas, areje bem a sua casa, refere o Ekonomista.
Leia Também: Eis a peça de decoração que nunca passa de moda, segundo os designers