Benefícios no crédito à habitação são "concorrência desleal"
O presidente da Associação de Empresas de Mediação Imobiliária disse, em declarações à TSF, que os benefícios dados aos clientes que comprem casas do banco são “concorrência desleal”, que afeta tanto agências como promotores e particulares que têm habitações para venda.
© DR
Casa Mediadores imobiliários
Uma notícia publicada hoje no Diário de Notícias deu conta de que os bancos estão a oferecer condições preferenciais aos clientes que desejem comprar casas da banca, com os créditos a registar taxas de juro e spreads mais baixos.
O presidente da Associação de Empresas de Mediação Imobiliária reagiu, dizendo que se trata de “concorrência desleal”, que prejudica agências imobiliárias e sobretudo “promotores e particulares que têm os imóveis para venda”.
“Neste momento já não se coloca tanto a questão da concorrência desleal como há dois anos, mas sem dúvida que esta ainda existe e [os bancos] dão condições preferenciais nos imóveis deles”, insurgiu-se Luís Lima.
O responsável diz, ainda, não ter dúvidas de que a banca vai conseguir vender todos os imóveis que tem em Lisboa e no Porto, mas no resto do país “não há procura, a não ser que seja no mercado do arrendamento”.