Eis cinco dicas de poupança para construir casa, segundo especialistas
Se está na fase de equacionar construir casa, a empresa especializada na gestão e fiscalização de obras GesConsult elaborou um guião com cinco dicas para poupar na construção de uma casa. Ora veja.
© iStock
Casa Construir casa
De acordo com a GesConsult, empresa especializada na gestão e fiscalização de obras, construir uma casa é uma aspiração de vida, para muitos. Ainda mais agora, devido à pandemia, lê-se em comunicado enviado às redações. Segundo a empresa, são mais as famílias que procuram trocar os apartamentos de cidade por moradias na periferia.
Entre as principais vantagens na decisão de construir uma casa de raiz, destacam-se a possibilidade de escolher e controlar a qualidade dos materiais utilizados, a oportunidade de deixar preparadas as bases para um dia aumentar a dimensão do imóvel, a facilidade de ir gerindo o orçamento, a hipótese de negociar com os fornecedores e ainda ter o benefício de personalizar ao detalhe cada recanto e função da casa.
A tudo isto acresce, também, a escolha exata da localização, sendo o principal fator diferenciador de uma habitação, bem como aquele que mais a valoriza. Com isso em mente, a GesConsult adiantou cinco formas de reduzir os custos de construção de um novo lar. Tome nota.
1. Defina bem o propósito da obra
Em primeiro lugar, deverá explorar a zona onde pretende construir, analisando os serviços que a rodeiam e o impacto que esta escolha tem na sua rotina diária, começa por explicar a empresa. Para isso, opte por estabelecer o objetivo pretendido e dimensione a obra, bem como aquilo que dela deve fazer parte, para evitar alterações.
2. Compare preços e materiais
Também deverá evitar comprar materiais a utilizar na obra no momento em que os vê. Por isso, consulte previamente várias lojas e opções de materiais, comparando os preços com atitude crítica, até encontrar a melhor opção;
3. Prefira materiais e empresas locais
Segundo a GesConsult, comprar materiais naturais em zonas próximas do local de implantação da futura casa ajuda a economizar em custos de transporte, e recorrer a empresas da zona. Além de apoiar a economia local, trará vantagens na gestão da garantia de obra, saliente-se.
4. Considere a eficiência energética
Tal como já referido noutras peças, o investimento em bons sistemas de isolamento térmico, janelas adequadas ao local onde irá construir e sistemas de climatização eficientes representa uma poupança significativa, tanto na fatura mensal, como no ambiente, sublinha a empresa.
5. Contrate um profissional
Por fim, mas não menos importante, opte por ter um especialista a acompanhar o projeto de construção. Isto porque pode ser uma porta aberta à poupança, já que serão sugeridas opções mais abrangentes e económicas também, lê-se no documento.
Leia Também: Crédito habitação para construir casa: Quais as vantagens e desvantagens?