Alemanha. Banco central alemão alerta para subida dos preços dos imóveis
O banco central alemão alertou para as "avaliações distorcidas" no mercado imobiliário, classificando-a como uma "vulnerabilidade específica" à medida que os preços dos imóveis continuam a subir.
© iStock
Casa Alemanha
O banco central alemão deixou o alerta: Há "avaliações distorcidas" no mercado imobiliário da Alemanha. Dada esta informação, alertou esta quinta-feira para a subida dos preços dos imóveis. Segundo avança a CNBC, o banco central classificou estas avaliações como uma "vulnerabilidade específica" à medida que os preços dos imóveis continuam a subir.
"Basicamente, vimos todos os indicadores (preços, créditos, entre outros) a continuar a aumentar na Alemanha e não se vê realmente um grande efeito da pandemia", afirmou Claudia Buch, vice-presidente do Bundesbank.
Em declarações à CNBC, a vice-presidente acrescentou que a sua equipa no Bundesbank tem previsões de subidas na ordem dos 10% a 30%.
"O que é um pouco novo é que estas sobrevalorizações também são mais difundidas, por isso estão fora das grandes cidades (…) [e] quase 90% das famílias esperam que os preços continuem a aumentar", sustentou.
A última revisão da estabilidade financeira do Bundesbank, a que a CBNC teve acesso, indica também que os credores alemães devem criar 'amortecedores' de capital para resolver estas questões no mercado imobiliário. Isto porque existem preocupações de que, com a sobrevalorização do setor, os bancos não estejam a estimar corretamente o verdadeiro valor das garantias, estando, por isso, mais expostos a futuros ajustamentos de preços.
"A estabilidade financeira estaria em risco se a evolução desestabilizadora se mantivesse no mercado imobiliário, pelo que o aumento dos volumes de crédito e dos preços coincidiria com uma deterioração da sustentabilidade da dívida dos mutuários", finaliza o mesmo comunicado.
Leia Também: Número de empresas na Alemanha que querem aumentar preços sobe