Trinta casas aderem ao Dia do Acolhimento com diversas iniciativas
Cerca de trinta casas de acolhimento já apresentaram à Plataforma de Apoio a Jovens Ex-Acolhidos (PAJE) as iniciativas que pretendem realizar esta sexta-feira, "Dia do Acolhimento", que pela primeira vez se realiza em Portugal.
© Shutterstock
Casa Dia do Acolhimento
"Temos várias casas que já nos disseram o que é que estão a fazer. Falamos de amanhã ser o pequeno-almoço de sumo natural de laranja e croissants, de mensagens inspiradoras colocadas nas mochilas das meninas, por exemplo, de surpresas ao longo do dia, entre outras", disse à agência Lusa, o presidente da direção da PAJE, João Pedro Gaspar.
"Entre 30 e 40 casas de acolhimento responderam afirmativamente ao desafio, dizendo que amanhã irão levar a cabo iniciativas para dar mais voz aos jovens acolhidos", acrescentou.
A propósito da celebração do "Dia do Acolhimento" que se vai realizar pela primeira vez em Portugal, na sexta-feira, a Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos desafiou cerca de 400 casas de acolhimento do país a associarem-se, através de assembleias de crianças/jovens onde possam debater e fazer-se ouvir relativamente a questões relacionadas com o funcionamento de cada instituição.
"Na PAJE sabemos que o que se passa na infância não fica na infância e as mais de 6.500 crianças e jovens entregues aos cuidados do Estado merecem que a sociedade olhe para eles e para quem deles cuida acreditando no seu potencial", sublinhou.
A Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos preparou um evento 'online' que conta com a participação de diversas entidades envolvidas no âmbito desta temática.
A associação estima que este evento conte com "largas centenas de participantes".
O evento contará ainda com a participação de jovem acolhidos e ex-acolhidos, com relatos de "trajetórias de resiliência e superação".
Outra das atividades previstas é a proposta de criação de uma assembleia de jovens, para serem discutidos vários assuntos, designadamente sugestões de melhoria de procedimentos ou organização da casa de acolhimento.
A iniciativa pretende assumir-se como uma "oportunidade de ouvir os verdadeiros especialistas em acolhimento - quem lá vive ou viveu - criando igualmente condições para que, através das suas trajetórias de superação, possam inspirar outros jovens com vivências de acolhimento", concluiu.
Leia Também: França rejeita saída do Mali e adverte sobre a segurança dos soldados