Eleitores de Basileia aprovam financiamento para Eurovisão na Suíça
Os eleitores da cidade suíça de Basileia aprovaram hoje, por esmagadora maioria, um financiamento de cerca de 40 milhões de euros para a cidade acolher o espetáculo televisivo anual da Eurovisão em 2025.
© ReproduçãoIgor Golovniov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Cultura Eurovisão
Os resultados provisórios da votação mostram que 66,4% dos eleitores desta cidade do norte da Suíça são favoráveis à utilização do dinheiro dos contribuintes, no valor de 34,96 milhões de francos suíços (37,4 milhões de euros), para acolher o espetáculo.
Sem o financiamento da cidade anfitriã, o evento televisivo, que atrai uma enorme audiência mundial, teria sido consideravelmente reduzido.
A Suíça venceu a Eurovisão 2024 na Suécia com a vitória do artista não binário Nemo e deverá acolher a edição de 2025 em maio, na cidade da Renânia, na fronteira com a França e a Alemanha.
Com base nos concursos anteriores realizados em Liverpool e Malmö, as autoridades esperam obter 60 milhões de francos em receitas imediatas.
Mas a União Democrática Federal (UDF), um pequeno partido que defende "valores cristãos intemporais", lançou um referendo para denunciar um "verdadeiro desperdício" de dinheiro público. O partido, descrito como ultraconservador pela imprensa suíça, também apresentou argumentos morais e de segurança.
Philippe Karoubi, membro da direção da UDF, descreveu o concurso como tendo sido "completamente instrumentalizado para promover ideologias" como o "wokismo" e os direitos dos transexuais.
A prova terá lugar a 17 de maio, após as meias-finais de 13 e 15 de maio.
Leia Também: "Muito feliz". Victoria ganhou o voto do público na Eurovisão Júnior
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com