Programa 1.º Direito já chega a mais de metade dos municípios do país
Há, neste momento, 167 autarquias com soluções habitacionais em curso para 46.495 famílias a viver em situações indignas, segundo o Governo.
© iStock
Casa 1º Direito
Mais de metade dos municípios portugueses já têm Estratégia Local de Habitação validada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no âmbito do 1.º Direito, anunciou o Governo esta sexta-feira.
"São neste momento 167 autarquias com soluções habitacionais em curso para 46.495 famílias a viver em situações indignas de Habitação. As restantes autarquias já têm Estratégia Local de Habitação em elaboração", pode ler-se num comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ao que indica a tutela, "os acordos assinados definem um montante global máximo de investimento de 2.876.942.237,17 euros, dividido entre entidade beneficiária e IHRU".
"Através do Programa de Recuperação e Resiliência, 26.000 destas soluções habitacionais serão financiadas a 100% a fundo perdido. As remanescentes serão financiadas com partilha de encargos entre o IHRU e o município, como definido nos respetivos acordos de colaboração", pode ainda ler-se.
Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, ainda segundo o Executivo.
Leia Também: O rating de Portugal e outras 4 coisas que deve saber para começar o dia