Mais de 70 mil já identificaram propriedades no Balcão Único do Prédio
Balcão Único do Prédio já está disponível em 137 municípios e pretende alcançar os 153 concelhos que não dispõem de cadastro geométrico rústico.
© iStock
Mais de 70 mil cidadãos já identificaram as suas propriedades rústicas no Balcão Único do Prédio (BUPi), a plataforma que "potencia o conhecimento do território", revelou o Governo, na quinta-feira.
Numa nota enviada às redações, o Ministério da Justiça indicou que o BUPi já está disponível em 137 municípios e pretende alcançar os 153 concelhos que não dispõem de cadastro geométrico rústico.
"Ao identificarem os terrenos no BUPi e procederem ao registo da propriedade, estas pessoas garantem os seus direitos e contribuem para assegurar uma base de conhecimento alargado sobre o território, indispensável ao desenvolvimento de políticas públicas de valorização territorial", sublinha a tutela.
Com a ação destes cerca de 70 mil cidadãos e do trabalho dos mais de 700 técnicos habilitados dos municípios, "já foi possível identificar no BUPi mais de 400 mil matrizes rústicas".
Contudo, o "número de sobreposições detetado é reduzido (1,5%), estando em curso os desenvolvimentos necessários a corrigir e evitar esses conflitos".
Leia Também: Quantos contratos a termo posso ter até me tornar efetivo?