Programa desafia universitários a encontrarem soluções para casas vazias
A iniciativa chama-se HACKATHOME e tem um total de 10 mil euros para premiar as equipas vencedoras.
© HACKATHOME
Casa Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a incubadora Startup Lisboa lançaram um programa que desafia os estudantes universitários a encontrarem soluções para as mais de 48 mil casas vazias na capital. A iniciativa chama-se HACKATHOME e tem um total de 10 mil euros para premiar as equipas vencedoras.
"A maratona HACKATHOME pretende dar resposta e ajudar a desenvolver ideias tecnológicas, inovadoras e sustentáveis para o desafio de dar nova vida às casas vazias da cidade", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A iniciativa vai decorrer nos dias 28 e 29 de maio no Hub Criativo do Beato, segundo a mesma nota, e os interessados podem submeter as candidaturas aqui, até ao dia 24 de maio.
"Lisboa tem quase 48 mil casas vazias ou edifícios devolutos que não estão a servir a sua função habitacional. A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Startup Lisboa, incubadora de empresas na área da tecnologia, quer apelar ao conhecimento e dinamismo do ecossistema empreendedor para definir políticas públicas apoiadas na cocriação com os cidadãos", é referido na mesma nota.
Vão ser selecionadas até 15 equipas, compostas por três a cinco membros, com formação em áreas diversas e perfis de tecnologia, gestão, engenharias ou arquitetura, que terão como missão pensar soluções digitais e sustentáveis (ao nível social, ambiental e económico) que possam ser implementadas na cidade para ajustar a oferta e a procura de habitação.
Leia Também: Fim de semana de futebol: 12 jogos que não pode mesmo perder na TV