Descida de IMI é trunfo orçamental de Passos
Pedro Passos Coelho terá dado indicações de que será possível que o Orçamento apresentado na passada semana possa contemplar uma descida do IMI. De acordo com o Observador, a ideia é que quando o Orçamento do Estado for discutido na Assembleia da República essa medida possa servir de trunfo (eleitoral) à maioria.
© Global Imagens
Casa OE2015
O primeiro-ministro, numa reunião com os presidentes das distritais do Partido Social Democrata, terá dado indicações, conta o Observador este sábado, de que durante a discussão do Orçamento do Estado no Parlamento, possa haver lugar a uma descida no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Passos Coelho terá a intenção de aliviar os casos das famílias que deixaram de estar protegidas pela cláusula de salvaguarda, sendo a ideia de usar este tema, por parte da bancada social-democrata, como trunfo eleitoral.
A proposta, escreve o site noticioso, será a de entregar uma proposta neste sentido já em novembro, sendo que não se tratará de uma reposição da medida, mas antes um atenuar dos efeitos do fim da cláusula. Segundo é explicado, não será a primeira vez que os deputados da maioria mexem neste aspeto orçamental, pelo que se espera que isto volte a acontecer.
Relembre-se que no Orçamento do Estado para 2015, haverá lugar a um alargamento da isenção para famílias com rendimento máximo de 2,3 Indexante de Apoios Sociais (IAS) ou seja de 25.295 euros anuais.