Procurar

Esta é por Diogo Jota. Félix 'imita' Cristiano Ronaldo e Portugal goleia

Caminhada até ao Mundial'2026 arrancou com uma goleada de Portugal na Arménia, para a qual contribuíram os bis de Cristiano Ronaldo e João Félix, para além do golo de João Cancelo, pelo meio. Diogo Jota não foi esquecido em Erevan.

Esta é por Diogo Jota. Félix 'imita' Cristiano Ronaldo e Portugal goleia

© Getty Images

Miguel Simões
06/09/2025 18:52 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Assim, sim, Portugal! A caminhada até ao Campeonato do Mundo de 2026 arrancou, este sábado, na Arménia, onde a seleção nacional aplicou uma goleada (0-5), em Erevan, com variadíssimas homenagens a Diogo Jota, especialmente em forma de... golos. 

 

No primeiro jogo oficial desde a trágica morte do ex-Liverpool, a seleção orientada por Roberto Martínez entrou com tudo e não tardou em colocar-se a vencer, por João Félix (10'), de regresso ao onze inicial. Cristiano Ronaldo honraria Diogo Jota ao minuto 21 e João Cancelo (32') também 'faturou' antes do intervalo.

CR7 bisou a abrir o segundo tempo (46') e, já sem o craque madeirense em campo, João Félix tratou de imitar o seu companheiro de clube e de seleção, com um bis apontado aos 61 minutos. Cinco golos 'made in' Arábia Saudita serviram para 'despachar' a Arménia e homenagear Diogo Jota da melhor forma possível.

Momento emocionante. Diogo Jota recordado no regresso de Portugal

Momento emocionante. Diogo Jota recordado no regresso de Portugal

Nome de Diogo Jota relembrado nas bancadas do estádio em Erevan e, sobretudo, no cumprimento do (emotivo) minuto de silêncio, antes do arranque do duelo entre Arménia e Portugal, no início dacaminhada até ao Mundial'2026.

Miguel Simões | 17:27 - 06/09/2025

Um, dois, três...

Com Diogo Costa, João Cancelo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, João Félix, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo no onze inicial, Roberto Martínez justificou o motivo da colocação de João Félix ao lado de CR7 e pode-se dizer que... resultou.

Já depois de uma ameaça madrugadora por parte de Cristiano Ronaldo, seria mesmo o ex-Benfica o responsável pelo golo inaugural no arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026. No fecho dos primeiros 10 minutos, João Félix antecipou-se ao seu colega do Al Nassr e da seleção para fazer o primeiro, de cabeça, junto à pequena área, após um cruzamento teleguiado de João Cancelo. Duas mãos, o número 2, o número 1... e aí estava a primeira homenagem em forma de golo.

Gesto de Cristiano Ronaldo com criança na Arménia promete correr mundo

Gesto de Cristiano Ronaldo com criança na Arménia promete correr mundo

Tudo aconteceu à margem do momento em que se ouvia o hino da seleção nacional, em Erevan, este sábado, antes do arranque do duelo entre Arménia e Portugal, de olhos postos no Mundial'2026.

Miguel Simões | 17:44 - 06/09/2025

A supremacia de Portugal em campo era bastante visível e, desta vez, a eficácia também. Aproximava-se o minuto 21 e os adeptos preparavam-se para homenagear Diogo Jota, que morreu num acidente de viação em Espanha, no passado dia 3 de julho, até que... veio o destinado (?) golo. Cristiano Ronaldo correspondeu ao cruzamento de Pedro Neto, 'ecoou' o célebre 'Siiii' e dedicou mesmo o golo a Diogo Jota, o antigo camisola 21 da seleção nacional, ao apontar para o céu.

Já para lá da meia hora de jogo, seria a vez de João Cancelo, num lance de insistência, ampliar a vantagem portuguesa para três golos, aos 32 minutos, acabando também ele por 'replicar' uma mítica celebração do ex-Liverpool: sentado, como se estivesse a jogar consola. O resultado, esse, não voltou a mexer até ao intervalo.

Arábia Saudita em força

No regresso dos balneários, Roberto Martínez decidiu lançar Francisco Trincão para o lugar de Pedro Neto e, logo nos primeiros segundos da segunda parte, Cristiano Ronaldo voltou a 'fazer das suas' com um golaço do meio da rua, naquele que foi mesmo o seu bis em Erevan, ao minuto 46. Era tempo para um novo e audível... 'Siiii'.

Estava destinado? Cristiano Ronaldo dedica golo a Diogo Jota ao minuto 21

Estava destinado? Cristiano Ronaldo dedica golo a Diogo Jota ao minuto 21

Cristiano Ronaldo ampliou a vantagem de Portugal na Arménia para dois golos, este sábado, com uma homenagem especial a Diogo Jota, ao minuto 21, o número da camisola do antigo futebolista português, que morreu na sequência de um acidente de viação, no passado dia 3 de julho.

Miguel Simões | 18:06 - 06/09/2025

Pouco depois, Gonçalo Ramos entrou para o lugar de CR7, até que João Félix resolveu 'imitar' o seu colega de clube e seleção, com um bis apontado aos 61 minutos, quando surgiu de forma oportuna no interior da grande área, após passe do recém-entrado avançado do PSG. Havia, desde logo, um pormenor a saltar à vista: cinco golos apontados por jogadores que brilham na Arábia Saudita, dois em representação do Al Nassr e um ao serviço do rival Al Hilal.

Até ao apito final, Roberto Martínez ainda lançou Nuno Tavares, Pedro Gonçalves e João Palhinha para os lugares de Nuno Mendes, João Félix e João Cancelo, respetivamente, num encontro em que a Arménia ainda ficou perto de marcar o tento de honra, por Tigran Barseghyan, que obrigou Diogo Costa à primeira e única defesa.

Desta forma, Portugal assume a liderança do grupo F, com os primeiros três pontos, ficando também à espera do que vai acontecer no duelo entre República da Irlanda e Hungria, marcado para este sábado, a partir das 19h45 (horário de Portugal Continental), em Dublin.

Leia Também: Estava destinado? Cristiano Ronaldo dedica golo a Diogo Jota ao minuto 21

Leia Também: Gesto de Cristiano Ronaldo com criança na Arménia promete correr mundo

Leia Também: Momento emocionante. Diogo Jota recordado no regresso de Portugal

Acompanhamento do jogo ao minuto

FIM DO JOGO - Portugal entra a vencer na fase de qualificação para o Mundial'2026, com uma goleada por 0-5.

84' - Gonçalo Ramos tenta a sua sorte e fica perto da meia dúzia de golos de Portugal.

79' - Roberto Martínez esgota as substituições e João Palhinha rende João Cancelo em campo.

69' - Tigran Barseghyan testa a atenção de Diogo Costa, que faz a sua primeira defesa na partida.

67' - Pedro Gonçalves e Nuno Tavares entram para os lugares de João Félix e Nuno Mendes, respetivamente.

61' - GOLO DE PORTUGAL. João Félix também bisa e coloca a bola no fundo das redes, após jogada de Gonçalo Ramos à esquerda do ataque português.

58' - Cristiano Ronaldo é substituído por Gonçalo Ramos, num momento que gera muitos aplausos, passando a braçadeira para Bruno Fernandes.

54' - Bruno Fernandes aproveita o passe de Nuno Mendes e fica a centímetros da mão cheia portuguesa.

46' - GOLO DE PORTUGAL. Do meio da rua, Cristiano Ronaldo alarga a vantagem e volta a protagonizar um audível 'Siii', já com contornos de goleada. 0-4 no marcador.

46' - Roberto Martínez lança Francisco Trincão para o lugar de Pedro Neto. É a única alteração do encontro até ao momento.

INTERVALO - Portugal vai para o tempo de descanso a vencer por 0-3, com golos de João Félix, Cristiano Ronaldo e João Cancelo.

44' - Barseghyan tenta assustar Diogo Costa com um cruzamento, mas não havia jogadores na área para tentar reduzir a desvantagem da Arménia.

32' - GOLO DE PORTUGAL. João Cancelo finaliza lance de insistência e 'replica' mítico festejo de Diogo Jota, em memória do antigo compatriota. Diferença já é de três golos em Erevan.

25' - Nuno Mendes ameaça o terceiro, após cruzamento de Bruno Fernandes.

21' - GOLO DE PORTUGAL. Cristiano Ronaldo homenageia Diogo Jota da melhor forma, com um 'Siii' no minuto referente ao número da camisola do ex-Liverpool (que agora pertence a Rúben Neves). A assistência para o 0-2 foi de Pedro Neto.

13' -  Eduard Spertsyan tenta responder num livre direto, mas a bola bate na barreira e há pontapé de canto.

10' - GOLO DE PORTUGAL. João Félix abre o ativo, de cabeça. após assistência de João Cancelo. 0-1 no marcador.

3' - Cristiano Ronaldo é o primeiro a criar perigo, junto da baliza adversária, com um remate de fora da área à figura do guarda-redes Avagyan.

0' - Rola a bola na Arménia. Arranca a caminhada de Portugal rumo ao Mundial'2026.

0' - Cumpre-se o minuto de silêncio em memória de Diogo Jota, vítima mortal de um acidente de viação sofrido no passado dia 3 de julho. Muita emoção em Erevan.

Leia Também: Roberto Martínez explica João Félix ao lado de Cristiano Ronaldo: "Ritmo"

Onzes

Arménia: Henri Avagyan, Erik Piloyan, Georgii Arutiunian Sergei Muradian, Nayair Tiknizyan, Ugochukwu Iwu, Eduard Spertsyan, Kamo Hovhannisyan, Vahan Bichakhchyan, Tigran Barseghyan e Lucas Zelarayán.

Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, João Félix, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.

Antevisão

A seleção de Portugal está de volta à competição, já este sábado, para medir forças com a Arménia, no arranque da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, sensivelmente três meses após a conquista da Liga das Nações. A 'operação Mundial' da equipa das quinas arranca com a 'benção' de Diogo Jota, antigo jogador que morreu na sequência de um acidente de viação, no passado dia 3 de julho.

Com apenas seis jogos no grupo D, qualquer ponto poderá fazer a diferença nas contas finais, mas a verdade é que Portugal acaba por se afirmar como favorito, não só perante a Arménia, como diante da Hungria e a República da Irlanda, as próximas adversárias. Ainda assim, é preciso mostrar essa superioridade em campo, sobretudo atendendo ao facto de os dois primeiros jogos acontecerem longe do território português.

Os lusos apenas defrontaram os arménios por seis ocasiões, todas elas num espaço de 20 anos, mas não se pode dizer que a diferença de qualidade tenha sido abismal dentro de campo. Com o registo de quatro triunfos e dois empates, apenas houve lugar para uma vitória forasteira (2-3) em três deslocações - graças ao hattrick de Cristiano Ronaldo, em 2015.

Ouviste, Arménia? Portugal coloca à prova 'arma' de Cristiano Ronaldo

Ouviste, Arménia? Portugal coloca à prova 'arma' de Cristiano Ronaldo

Portugal apenas triunfou numa das três deslocações até à Arménia e logo com direito a um hattrick de Cristiano Ronaldo, na qualificação para o Euro'2016, prova que a seleção das quinas viria mesmo a vencer.

Miguel Simões | 07:22 - 05/09/2025

Tal como Roberto Martínez mencionou na conferência de antevisão desta quinta-feira, a responsabilidade de vencer pelo povo português e, especialmente, por Diogo Jota acarreta uma "força especial". É também por aí que passará a inspiração e a motivação, não só para a fase de qualificação, como para a (desejada) presença no Mundial do próximo ano.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17 horas (horário de Portugal Continental) deste sábado, no Vazgen Sargsyan Republican Stadium, em Erevan, com arbitragem do inglês Anthony Taylor, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Arménia-Portugal: Arranca a 'operação Mundial' (inspirada em Diogo Jota)

Leia Também: Roberto Martínez surpreende. Eis o onze de Portugal frente à Arménia

Leia Também: Ouviste, Arménia? Portugal coloca à prova 'arma' de Cristiano Ronaldo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si