Coincidência ou não, Portugal prepara-se para voltar a jogar na Hungria, esta terça-feira, dia 9 de setembro, com a particularidade de já ter defrontado a seleção húngara nesse mesmo dia, em Budapeste, em 2009. Nessa altura, na luta por um lugar no Campeonato do Mundo de 2010, Dominik Szoboszlai integrou o leque de 'miúdos' a entrar com os jogadores da equipa das quinas em campo, incluindo... Cristiano Ronaldo.
16 anos depois, uma das maiores estrelas da atual seleção da Hungria prepara-se para voltar a entrar com CR7 em campo, desta vez como adversário, algo que não passou despercebido à imprensa daquele país.
O jornalista húngaro Bence Bocskák recorreu às redes sociais, esta segunda-feira, para recordar precisamente esse momento. O atual médio do Liverpool surge junto a Pepe e Raul Meireles, no alinhamento das equipas, a poucos centímetros ao lado de Cristiano Ronaldo, capitão português que estava entre o guardião Eduardo e a equipa de arbitragem.
🇭🇺 Tomorrow Dominik Szoboszlai meets Cristiano Ronaldo again.
— Bence Bocsák (@BenBocsak) September 8, 2025
This time as the captain of his country and a Premier League champion.
Throwback to 2009 when he was just a ball boy (standing in front of Raul Meireles). pic.twitter.com/LrEwTgn8sI
Dominik Szoboszlai marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Hungria-Portugal, referente à segunda jornada do grupo F da fase de qualificação para o Mundial'2026, acabou por ser questionado acerca do tema.
"O que está na minha mente? Muita coisa. Já joguei contra grandes jogadores, mas nunca contra ele... Desde a minha infância, ele é o meu ídolo. Chegou a hora finalmente. Espero que seja uma experiência positiva", sublinhou sobre o primeiro confronto com Cristiano Ronaldo
'Inspiração' em Pepe na visita à Hungria
O que dizer das visitas até à Hungria? Quatro jogos, quatro vitórias. A primeira deslocação, recorde-se, aconteceu há sensivelmente 27 anos, no dia 6 de setembro de 1998, com os golos de Ricardo Sá Pinto (54' e 76') e Rui Costa (84') a permitirem uma 'cambalhota' (1-3) em Budapeste, a favor da equipa de Humberto Coelho.
Seguiu-se um triunfo em 2009, precisamente no dia 9 de setembro, quando Pepe (9') decidiu o jogo na capital húngara para o conjunto de Carlos Queiroz, de olhos postos no Mundial'2010, algo que terá de servir de 'inspiração' para a seleção agora comandada por Roberto Martínez.
A visita seguinte ocorreu no dia 3 de setembro de 2017, altura em que um golo solitário de André Silva (48') praticamente apurou Portugal, liderado por Fernando Santos, para o Campeonato do Mundo de 2018.
Já a última deslocação de Portugal até solo húngaro aconteceu em pleno Euro'2020, disputado em 2021 por força dos constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19. No dia 15 de junho de 2021, Portugal 'castigou' a Hungria na reta final da primeira jornada do grupo F, com os golos tardios de Raphael Guerreiro (84') e Cristiano Ronaldo (87' e 90'+2).
A seleção nacional tem mais do que bons motivos para poder sorrir novamente no regresso a terras húngaras, mas será preciso transformar esse 'favoritismo' em golos dentro das quatro linhas. O duelo, refira-se, arranca pelas 19h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, no Puskás Arena, em Budapeste.
Leia Também: Portugal 'come' húngaros ao pequeno-almoço (e 'receita' recomenda-se)