A Associação de Futebol (AF) do Porto anunciou esta quarta-feira, através de um comunicado que foi publicado nas redes sociais, que todos os jogos de futebol e futsal do distrito marcados para este fim de semana serão antecedidos de um minuto de silêncio em memória do jovem jogador do Boavista, que morreu na noite de terça-feira depois de sofrer uma paragem cardíaca durante um treino.
"A Direção da Associação de Futebol do Porto decretou um minuto de silêncio para todos os jogos do fim de semana, em memória do jovem atleta do Boavista FC que faleceu na terça-feira (09) durante um treino. O futebol e o futsal do distrito estão de luto e partilham a dor dos familiares, amigos e de todos que conviveram com o jovem atleta", pode ler-se na nota que a AF Porto deixou nas redes sociais.
A tragédia aconteceu na tarde de terça-feira. O menino de apenas sete anos de idade, e que pertencia à equipa de sub-8 do Boavista, morreu após sofrer uma paragem cardiorrespiratória em pleno treino.
De acordo com a nota oficial do emblema do Bessa, o jovem jogador, de apenas 7 anos, sentiu-se indisposto durante a sessão de treinos desta tarde que estava a acontecer nos relvados anexos ao Estádio do Bessa.
Pouco tempo depois de iniciar o treino, o menino "foi de imediato assistido no local, tendo sido desde logo iniciadas manobras de reanimação até à chegada do INEM." O jovem acabou por ser transportado de urgência para o Hospital de São João, no Porto, onde deu entrada em estado crítico. A morte foi declarada pouco depois e ao início da noite desta terça-feira.
"O jovem atleta cumpria a sua segunda época no Boavista Futebol Clube e havia realizado os exames médicos necessários para a inscrição na presente temporada, não sendo do conhecimento do clube e da família qualquer condição clínica que impedisse a prática desportiva", esclarecem o emblema da cidade Invicta no comunicado oficial.
"Nesta ocasião, o Boavista Futebol Clube reafirma o seu compromisso de sempre com o cumprimento rigoroso de todos os protocolos de segurança e saúde, em todos os escalões de todas as modalidades", prosseguem os axadrezados, que decretaram um período oficial de três dias de luto após a morte deste jovem jogador.
Confira o comunicado do Boavista na íntegra:
"É com profundo pesar que o Boavista Futebol Clube comunica o falecimento de um atleta da sua equipa Sub-8 de futebol, ocorrido na sequência de um treino realizado esta tarde.
O jovem, de apenas 7 anos, sentiu-se indisposto durante a sessão, vindo a colapsar de forma súbita. Foi de imediato assistido no local, tendo sido desde logo iniciadas manobras de reanimação até à chegada do INEM. A equipa de emergência prosseguiu os procedimentos e assegurou o transporte para o Hospital de São João, no Porto, onde o atleta deu entrada em estado crítico. O óbito foi declarado pouco depois, ao início da noite.
O jovem atleta cumpria a sua segunda época no Boavista Futebol Clube e havia realizado os exames médicos necessários para a inscrição na presente temporada, não sendo do conhecimento do Clube e da família qualquer condição clínica que impedisse a prática desportiva.
Nesta ocasião, o Boavista Futebol Clube reafirma o seu compromisso de sempre com o cumprimento rigoroso de todos os protocolos de segurança e saúde, em todos os escalões de todas as modalidades.
Neste momento de profunda dor e em que escasseiam as palavras, o Boavista Futebol Clube expressa as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas de equipa e de escola, treinadores e a todos os que com ele conviveram, deixando-lhes uma palavra de compreensão e de amizade e assegurando que será prestado apoio psicológico a todos os que dele necessitem.
A memória deste jovem atleta será para sempre honrada por todos os que diariamente vivem e representam o Clube, e o seu sorriso permanecerá como inspiração para o nosso caminho.
O Boavista Futebol Clube decreta nesta data um período oficial de luto de 3 dias."
Leia Também: FC Porto defende liderança, Sporting tenta regressar aos triunfos