Procurar

Edgar Davids é roubado pela namorada e descobre anos depois… no Instagram

Nabila Habiby, antiga acompanhante do ex-internacional neerlandês, terá levado, não só obras de arte, como também um relógio de ouro e dinheiro, alegando que os 6.000 euros que auferia por mês não lhe chegavam.

Edgar Davids é roubado pela namorada e descobre anos depois… no Instagram

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
11/09/2025 14:09 ‧ há 6 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Inglaterra

Arrancou, esta semana, o julgamento daquele que é, porventura, um dos mais bizarros casos da vida de Edgar Davids, antigo internacional neerlandês que se destacou ao serviço de alguns dos maiores clubes do futebol mundial, como Barcelona, Juventus, Tottenham ou Ajax.

 

De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal AD, dos Países Baixos, tudo terá começado no final de 2014, quando, após se ter despedido do Barnet e optado por colocar um ponto final na carreira, o histórico médio-defensivo se mudou para um apartamento de luxo, situado no centro de Londres.

Na altura, Edgar Davids confiou a sua extensa coleção de quadros, avaliada em quase 220.000 euros, a Nabila Habiby, uma mulher de 38 anos de idade que conhecia há já largos anos e com a qual já tivera, inclusive, partilhado casa.

A alegada ex-namorada terá garantido que iria depositar as obras de arte num cofre... mas acabou por roubar 37 cópias das mesmas, entregando-as numa série de lojas de penhores, como garantia, para garantir empréstimos na ordem dos 30.000 euros.

Foi então que, três anos depois, em 2017, o caso 'rebentou', visto que a mulher não tinha como pagar os valores em dívida, pelo que os ditos estabelecimentos não tiveram alternativa a não ser vender os artigos para recuperar o dinheiro investido.

Um dos lesados, pode ler-se, foi um homem natural de Hong Kong, que reparou que o nome de Edgar Davids estava inscrito na parte de trás de um destes quadros, pelo que, em estado de 'desespero', acabou por contactá-lo... através da rede social Instagram.

Foi então que o ex-atleta, de ascendência do Suriname, se apercebeu aquilo que tinha, verdadeiramente, acontecido à coleção que construíra, do próprio bolso, entre 2006 e 2012, pelo que entrou, de imediato, em contacto com as autoridades britânicas.

6.000 euros por mês era pouco

A mesma publicação acrescenta que, confrontada com a acusação, em tribunal, Nabila Habiby, que sempre insistira na inocência, acabou por confessar que roubou estes quadros. No entanto, sublinhou que, ao contrário do que lhe foi imputado, não levou um relógio de luxo e/ou dinheiro.

Questionada quanto ao motivo pelo qual orquestrou este 'golpe', a mulher alegou que os cerca de 6.000 euros que auferia, mensalmente, na qualidade de consultora independente, não lhe chegavam para fazer face aos custos aos quais tinha de fazer face.

"Ele confiou nela, mas ela roubou-o", afirmou o procurador-geral, Mark Seymour, recordando que Nabila Habiby é recorrente neste tipo de casos, visto que, no passado, fora acusada de defraudar um amigo em 3.500 euros, usando o seu cartão bancário para pagar vários meses de renda do apartamento.

A suposta criminosa irá tomar conhecimento do veredito no próximo mês de novembro. Quanto a Edgar Davids, atua, neste momento, enquanto treinador-adjunto da principal seleção neerlandesa, na tentativa de singrar na qualidade de timoneiro. No currículo conta, por exemplo, com uma (curta) passagem pelo Olhanense, na temporada de 2020/21, na qual somou oito vitórias, cinco empates e seis derrotas ao cabo de 18 jogos oficiais.

Leia Também: Árbitro inglês caído em miséria acusado de produzir pornografia infantil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si