O FC Porto recebeu, na tarde deste sábado, o Nacional no Estádio do Dragão e conseguiu marcar mais um passo na caminhada para a reconquista de troféus ao vencer, por 1-0, com um golo solitário apontado pelo avançado Samu.
No entanto, não foi de todo um jogo de fácil execução, uma vez que os insulares sob o comando do treinador Tiago Margarido venderam cara a derrota no continente, criando vários calafrios à baliza defendida por Diogo Costa, principalmente na segunda metade.
O início da partida foi, como é costume, de um domínio avassalador do FC Porto, com muita energia e intensidade no último terço na procura do golo que desse a vantagem aos dragões.
No entanto, a bola teimava em não chegar à baliza de Lucas França, que não teve muito trabalho ao longo do encontro.
O golo acabou por chegar à passagem da meia hora depois de um lance que passou despercebido em direto, mas que após várias queixas de Borja Sainz acabou por ser alvo de análise, com Francesco Farioli a esbracejar no banco de suplentes após ver as imagens.
João Aurélio pisou mesmo o camisola 17 dos azuis e brancos, na zona do tornozelo dentro da grande área do Nacional e, após uma rápida chamada de Luís Godinho ao VAR, foi assinalada uma grande penalidade que deu o primeiro golo da partida por intermédio de Samu, que 'enganou' o guarda-redes adversário e atirou para o fundo das redes.
O jogo chegou ao intervalo sem mais ocasiões de golo a registar e José Mourinho, que se encontrava nas bancadas do Estádio do Dragão e acabou por ser a ovação da tarde antes do encontro, não tinha mais momentos para analisar.
A segunda parte chegou com muito mais equilíbrio do que se antecipava e o Nacional esteve mesmo por cima nos minutos iniciais após o descanso, obrigando Farioli a fazer uma tripla substituição na sua equipa.
No entanto, o azar bateu à porta do Dragão e Nehuén Pérez, que tinha entrado nem há dois minutos, sofreu uma lesão que aparentou ser grave no joelho, tendo de sair com recurso ao transporte de maca, sendo reconfortado pelo próprio treinador, que foi forçado a mexer novamente no conjunto azul e branco.
Até final, algumas oportunidades falhadas pelos jogadores do FC Porto, que ou falharam a baliza ou esbarraram em defesas de Lucas França para manter o resultado num 1-0.
Com este triunfo, o FC Porto continua na liderança do campeonato, agora de forma isoladíssima após o deslize do Benfica na noite de ontem, com a equipa portista a só saber o que é vencer na I Liga. Já o Nacional desce ao 12.º posto, com quatro pontos em cinco jornadas disputadas.
Leia Também: FC Porto 'liberta' jogador para o Mundial sub-20 no Chile