Procurar

E tudo Samu salvou. FC Porto sofre dificuldades mas respira 'bom VAR'

As notas do FC Porto-Nacional, que fez com que os azuis e brancos ficassem na liderança isolada da I Liga. Jogo ficou resolvido depois de uma grande penalidade com recurso ao VAR.

E tudo Samu salvou. FC Porto sofre dificuldades mas respira 'bom VAR'

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
14/09/2025 06:35 ‧ há 5 dias por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Análise

O FC Porto continua na liderança isolada do campeonato e ainda só conhece o sabor da vitória na I Liga. Desta feita, a vítima no jogo deste sábado foi o Nacional, mas a história foi longe de ser com 'favas contadas'.

 

Com uma postura provocatória por parte dos insulares na segunda metade, causaram vários calafrios nas bancadas do Estádio do Dragão, dada a qualidade de jogo com bola e reação à perda quando a perdiam, pressionando os azuis e brancos como estes nunca foram pressionados esta época, dando muitos problemas ao FC Porto na zona de construção e nas transições defensivas, onde costumam ser muito fortes desde que Farioli chegou ao comando técnico.

O momento que decide a partida surge à passagem da meia hora de jogo, depois de um lance que passou despercebido em direto, mas que após várias queixas de Borja Sainz acabou por ser alvo de análise, com Francesco Farioli a esbracejar para o árbitro Luís Godinho, no banco de suplentes após ver as imagens.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Samu acaba por ser a figura do encontro por ter feito o único golo da partida. Teve bons movimentos dentro de campo, sempre a tentar 'rasgar' as linhas do eixo defensivo do Nacional, várias vezes com sucesso.

Surpresa

Lucas França acabou por ser outro dos nomes em destaque ao intervir com qualidade e segurança sempre que foi chamado, sendo a surpresa da partida pela positiva, dado que era expectável um 'enxoval' de remates do FC Porto.

Desilusão

Após uma boa exibição por parte de Rodrigo Mora, o jovem do FC Porto saiu para dar lugar ao recém chegado de lesão Gabri Veiga. No entanto, esta troca piorou o jogo dos dragões e o camisola 10 viu-se logo 'tapado' por um cartão amarelo, sendo mais complicado gerir as peripécias da partida.

Treinadores

Francesco Farioli

No meio de tantos problemas com lesões, conseguiu reinventar-se com Pablo Rosario na ala direita da linha defensiva. Ainda assim, não teve argumentos para ser muito superior ao Nacional, como tudo indicava que poderia acontecer. Jogo frouxo do FC Porto, mas acaba por cumprir com as suas obrigações e segue invencível no campeonato português.

Tiago Margarido

Uma postura diferente na segunda parte faz com que o treinador do Nacional tenha conseguido brilhar no Estádio do Dragão pela forma como pressionou alto a turma dos azuis e brancos, algo que colocou muitas dificuldades ao conjunto do FC Porto e que foi, certamente estudado com antecedência., o que permitiu causar desconforto aos adeptos portistas na sua própria casa.

Arbitragem

Luís Godinho teve a sorte de ser bem auxiliado no lance que definiu a partida, uma vez que lhe passou ao lado a grande penalidade clara sobre Borja Sainz. No entanto, acabou por ter um dia tranquilo no Estádio do Dragão, apesar dos pedidos de grande penalidade sobre Samu, onde o contacto não parece justificar castigo máximo a favor do FC Porto.

Leia Também: FC Porto vence sem convencer, mas é líder isolado à 'boleia' de Samu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si