Noite de choque total no Estádio da Luz. O Benfica 'escorregou' no arranque da participação na fase regular da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao sofrer uma dramática reviravolta frente ao Qarabag (2-3), com direito a muita contestação nas bancadas do Estádio da Luz.
A entrada até foi demolidora, com os golos de Enzo Barrenechea (6') e Vangelis Pavlidis (16'), ambos com assistência de Georgiy Sudakov, mas bastou uma reação do clube do Azerbaijão para fazer 'tremer' a Luz, por via do remate certeiro de Leandro Andrade (30'). O resultado só não voltou a mexer até ao intervalo porque Anatoliy Trubin impediu.
Seria apenas o adiar de uma coisa que viria a acontecer, uma vez que, no arranque do segundo tempo, Camilo Durán (48') 'gelou' o Estádio da Luz com o golo do empate. Aquele que era o adversário mais fácil para as águias, em teoria, acabou por deixar o Benfica em estado de choque, com a reviravolta assinada por Oleksii Kashchuk (86'), conduzindo a mais assobios... e lenços brancos.
Entrada a 'matar' antecedeu... assobios
Beneficiando da 'repentina' recuperação de Amar Dedic, Bruno Lage promoveu duas alterações no onze inicial e, para além de ter prescindido de Tomás Araújo, ainda trocou Franjo Ivanovic por Georgiy Sudakov, ele que se estreou a titular em bom plano.
O emblema da Luz foi altamente eficaz nos únicos dois remates à baliza registados no primeiro tempo. Com meia dúzia de minutos decorridos, Georgiy Sudakov cobrou um pontapé de canto e apareceu Enzo Barrenechea, a cabecear de cima para baixo, naquela que foi a sua estreia a marcar de águia ao peito.
Pouco depois, ao minuto 16, foi a vez de Vangelis Pavlidis beneficiar de uma nova assistência do internacional ucraniano, só com o guarda-redes Mateusz Kochalski pela frente, ampliando a vantagem do Benfica, perante a importância de marcar o maior número de golos possível no atual formato 'revolucionário' da prova milionária.
A verdade é que bastou um simples susto do clube do Azerbaijão para 'virar' o Benfica ao contrário. Ou quase. Em cima da meia hora de jogo, Leandro Andrade aproveitou uma bola perdida dentro da grande área e, com um remate potente, não deu hipóteses a Anatoliy Trubin, na hora de reduzir para 2-1. De referir que o avançado de 25 anos, nascido em Portugal, chegou a representar o Sporting na formação, ainda antes de se internacionalizar por Cabo Verde.
Seria apenas o início de uma saga de assobios na Luz, uma vez que o último quarto de hora do primeiro tempo foi totalmente dominado Qarabag, com particular destaque para uma bola de Kady Borges ao poste. Adbellah Zoubir e Camilo Durán ainda testaram a atenção de Anatoliy Trubin, que impediu males maiores antes do intervalo. Ainda assim, houve espaço para alguma contestação na recolha aos balneários, até porque eram os visitantes a chegar ao descanso com... mais remates e oportunidades.
E o pior veio depois
Sem mexidas a registar nas equipas, o Qarabag 'imitou' o arranque demolidor das águias e não tardou em chegar ao golo do empate. Após passe de Marko Jankovic, o ex-Portimonense Camilo Durán fugiu a António Silva e 'gelou' a Luz com o 2-2, ao minuto 48. Intensificava-se a contestação dos adeptos do Benfica à exibição da equipa de Bruno Lage, ele que já havia sido alvo de assobios ainda antes do arranque da partida.
É certo que o Benfica ainda procurou reagir por intermédio de Richard Ríos e Fredrik Aursnses, mas também o Qarabag tentou a 'cambalhota', nomeadamente num golo anulado a Mustafazada, que se encontrava em fora de jogo ao minuto 65.
Face à incapacidade do Benfica em criar perigo com critério, Bruno Lage lançou Franjo Ivanovic e Gianluca Prestianni para os lugares de Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup, ao minuto 70, seguindo-se depois as entradas de Henrique Araújo e Leandro Barreiro para render Vangelis Pavlidis e Richard Ríos, mas nada parecia funcionar.
Se as coisas estavam más, pior ficaram ao minuto 86, quando Oleksii Kashchuk aproveitou a passividade da defesa do Benfica para fazer o 2-3. A dramática remontada rapidamente fez despertar assobios e lenços brancos.
Até ao apito final, os recém-entrados Gianluca Prestianni e Henrique Araújo ainda tentaram minimizar os estragos, mas o cenário instável a que estavam sujeitos não permitiu sequer pontuar na estreia na Liga dos Campeões, com o público da Luz a gritar "demissão", em sinal de descontentamento com Bruno Lage e Rui Costa. O Benfica fica no fundo da classificação, sem pontos, enquanto o Qarabag 'dispara' para o topo, com três.
[Notícia atualizada às 22h01]
Leia Também: Melhor início era impossível. 6 minutos e Benfica marca na Champions
Leia Também: Pavlidis não perdoa e amplia a vantagem do Benfica sobre o Qarabag
Leia Também: Nasceu em Portugal e 'tramou' o Benfica. Eis o golo do Qarabag na Luz
Leia Também: Qarabag chega ao empate perante o Benfica e silencia a Luz
Leia Também: Que 'fantasmas' são estes? Qarabag virou Benfica ao contrário neste lance