Procurar

Do Sporting à bronca. Quem é Yann Karamoh, reforço relâmpago do FC Porto?

Fique a conhecer Yann Karamoh, o novo reforço do FC Porto, que será uma aposta a custo zero por parte do presidente do clube azul e branco, André Villas-Boas, e uma nova opção para o ataque de Francesco Farioli.

Do Sporting à bronca. Quem é Yann Karamoh, reforço relâmpago do FC Porto?

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
18/09/2025 06:48 ‧ há 1 dia por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Mercado

As últimas horas foram marcadas por um novo nome a ser apontado ao FC Porto para reforçar a equipa de Francesco Farioli, que terá pedido, esta quarta-feira, a André Villas-Boas uma nova 'arma' para o ataque dos azuis e brancos. Trata-se de Yann Karamoh, um jogador relativamente desconhecido para futebol português, que está disponível, a custo zero, após o fecho do mercado.

 

Mas, afinal, quem é este costa-marfinense que está muito próximo de reforçar o conjunto azul e branco, numa altura em que a janela de transferências já não se encontra aberta? Descubra, com o Desporto ao Minuto.

A promessa que chega a Itália, mas não singra

Formado em França, chegou ao mundo do futebol desde muito cedo, a partir de RCF Paris, onde ficou até 2010/11 antes de rumar a um clube de maior dimensão, com o Caen a acolhê-lo ainda no escalão de sub-13, quando ainda jogava futebol sete.

Foi no Norte de França que terminou a sua formação e acabou por conseguir fazer a sua estreia como sénior, na temporada de 2016/17, com 36 jogos disputados e apontou a sua melhor época em termos de números, com cinco golos e três assistências em todas as competições, quando o emblema francês jogava a Ligue 1, ajudando o Caen a ficar por lá, sendo o terceiro melhor marcador da equipa com apenas 18 anos.

Esta temporada de estreia valeu-lhe uma transferência para Itália, com o Inter de Milão a gastar 6,5 milhões de euros no extremo nascido na Costa do Marfim, mas internacional pelas camadas jovens de França, pelos sub-17 e pelos sub-19.

O potencial era claro, mas o jogador não se conseguiu afirmar na primeira equipa dos nerazzurri, pelo que, depois da primeira época com apenas 17 jogos e um golo marcado, acabou por ser emprestado em duas ocasiões, para o Bordeaux, onde se voltou a apresentar em bom plano, com três golos e três assistências em 32 partidas realizadas, e, depois, para o Parma.

A verdade é que este segundo empréstimo foi muito positivo e, por isso, o Parma acabou mesmo por contratar Yann Karamoh a título definitivo, por uma verba de oito milhões de euros, dando lucro ao Inter, na temporada 2020/21. O extremo fez, novamente, números interessantes, mas acabou por ser emprestado ao Karagumruk, da Turquia.

Karamoh é velho conhecido de Francesco Farioli

Foi no Karagumruk que Karamoh conheceu Farioli pela primeira vez. O treinador italiano acabou por trazer ao de cima as melhores qualidades e reforçar a melhor fase da carreira do extremo, apontando quatro golos e uma assistência em 35 jogos, pelo que saberá como tirar proveito daquele que deverá ser o novo avançado do FC Porto.

Nessa época de 2021/22, o clube turco acabou por ficar na oitava posição, a apenas oito pontos dos lugares de acesso às competições europeias, algo que foi muito positivo.

Na temporada passada, em 2024/25, acabou por estar a representar o Torino, em Itália, onde não fez uma temporada ao nível que vinha a apresentar, com apenas uma assistência em 31 partidas disputadas, o que motivou a não renovação do seu contrato no emblema de Turim.

Da polémica no Bordeaux... ao 'passado' com o Sporting

Ainda assim, o jogador de 27 anos não chegará ao Estádio do Dragão sem polémicas na sua carreira enquanto atleta. Quando esteve emprestado pelo Inter ao Bordeaux, de França, acabou por ser 'encostado' e até suspenso pelo emblema gaulês, depois de ter tido, segundo o clube, um "comportamento inapropriado", que depois se veio a saber que envolvia um conflito físico com um membro da equipa técnica após um treino.

Apesar de tudo, acabou por ficar no plantel até ao final da temporada, ainda que tenha sido falado na altura para que o costa-marfinense fosse devolvido, mas não se chegou a concretizar.

No entanto, o jogador tem 'histórico' com Portugal, uma vez que já foi associado ao Sporting, sendo uma das peças para o Inter ter tentado, em 2018, convencer os leões a vender William Carvalho por uma verba de 10 milhões de euros, mais a cedência de Yann Karamoh, Yuto Nagatomo e ainda Éder Martins, de acordo com o que noticiou, na altura, a imprensa nacional.

Esta oferta, como sabemos, agora, acabou por ser rejeitada, com o médio internacional português a ficar no Sporting até ao final dessa temporada, rumando depois ao Real Bétis, por uma verba a rondar os 18,5 milhões de euros, onde ficou até à época passada, antes de ingressar a custo zero no Pachuca, do México.

Leia Também: Yann Karamoh é hipótese para o FC Porto já após o fecho do mercado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si