Procurar

Jim Ratcliffe voa para Manchester e fala do futuro com Ruben Amorim

O futuro de Ruben Amorim a curto prazo como treinador do Manchester United continua a ser uma incógnita e agora o dono maioritário do clube colocou mãos à obra para perceber a razão deste mau início de época.

Jim Ratcliffe voa para Manchester e fala do futuro com Ruben Amorim

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
19/09/2025 10:56 ‧ há 13 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Inglaterra

Ruben Amorim está sob gelo fino no comando técnico do Manchester United e até já 'obriugou' um dos dirigentes mais importantes do clube a viajar até Manchester para alinhar as rédeas e conversar com o português.

 

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, houve uma reunião entre Sir Jim Ratcliffe e Ruben Amorim, com vista a perceber o que tem estado a correr mal depois de um investimento avultado no mercado de transferências.

"O que Sir Jim Ratcliffe fez hoje, nas últimas horas, foi voar para Carrington. Sir Jim Ratcliffe chegou e teve várias reuniões. O Manchester United deixou bem claro que essas reuniões estavam planeadas", começou por explicar Fabrizio Romano, jornalista especialista em transferências, no seu canal de YouTube.

"Todas essas reuniões foram com pessoas da administração, com pessoas da equipa técnica, e todas essas reuniões já estavam planeadas, mesmo antes da derrota por 3-0 frente ao Manchester City no dérbi de Manchester", referiu.

"Mas nessas reuniões, houve também uma conversa cara a cara com Ruben Amorim. Sir Jim Ratcliffe quer estar envolvido, como mencionei. Sir Jim Ratcliffe quer entender o que está a acontecer depois de gastar uma quantia significativa no verão, depois de apoiar o treinador, e entender por que o Manchester United não está a ter um bom desempenho", continuou.

"O que posso garantir é que, esta semana, o Manchester United não avançou com nenhum treinador disponível para iniciar conversas ou para chegar a um acordo para o futuro. O United não preparou nada, continua a confiar em Ruben Amorim. Mas são necessários resultados diferentes", concluiu o jornalista.

O treinador português terá uma prova de fogo já este sábado, com um jogo frente ao Chelsea, em Old Trafford, numa partida a contar para a quinta jornada da Premier League, onde o Manchester United se encontra na 14.ª posição e certamente terá os olhares atentos na bancada de Sir Jim Ratcliffe.

Imprensa inglesa faz lista de candidatos para suceder a Amorim

Conforme avançou o Mirror na quarta-feira, o Manchester United já terá na lista cinco nomes fortes para suceder a Ruben Amorim, caso este seja despedido do clube da Premier League.

O maior destaque vai para a presença de Marco Silva, que já havia sido associado ao Manchester United logo após a derrota no último domingo, frente ao rival Manchester City, e é visto, segundo o mesmo jornal, como um treinador pragmático que não tem medo de adaptar a sua estrutura tática aos adversários, mas pensando num projeto a longo prazo pode ser um entrave.

Na mesma lista estão, ainda, nomes como o de Mauricio Pochettino, atual selecionador dos Estados Unidos da América que já esteve em Inglaterra, tendo orientado Tottenham, Chelsea e Southampton. No entanto, a passagem pouco bem-sucedida pelo PSG é encarada como um sintoma que poderá não estar à altura de um projeto como o do Manchester United. 

Sobram, ainda, três candidatos com perfis distintos. Oliver Glasner, treinador austríaco do Crystal Palace, tem tido um percurso em crescendo nos eagles, com a conquista de títulos, mas tal como Amorim também é adepto de um sistema de três centrais que tantas críticas tem gerado ao treinador português. 

Michael Carrick, atualmente no Middlesbrough, é outra das opções em cima da mesa e conta com a vantagem de ter sido jogador do clube na fase de maior glória com Sir Alex Ferguson ao comando. Carrick foi, aliás, treinador interino na passagem de testemunho entre José Mourinho e Ole Gunnar Solskjaer, mas o salto direto do Middlesbrough, que alinha no segundo escalão, para o Manchester United parece ser demasiado arriscado. 

Resta o nome de Gareth Southgate, antigo selecionador inglês que está sem clube desde que deixou o cargo no verão de 2024. A experiência como selecionador nacional garante um conhecimento extra, mas a nível de clubes apenas treinou o Middlesbrough e tal aconteceu em... 2009.

Leia Também: Ex-Sporting e United atira-se a Ruben Amorim: "Não gostei daquela frase"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si