Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, não demorou a responder a José Mourinho depois das suas declarações e duras críticas à gestão do plantel pela direção do clube turco, quando falou na apresentação como novo treinador do Benfica esta quinta-feira.
"A saída de Mourinho foi uma decisão difícil para mim. Era como um membro da família. Ele disse que vir para cá foi um erro. Acho que acabou por ser um erro para as duas partes", começou por dizer o presidente do Fenerbahçe, em declarações à Now TV, da Turquia.
"Disse que chegou a um clube do seu nível. Ótimo. Vou lembrar-me dele sempre com carinho. Um treinador do nível dele menospreza-se quando faz tal declaração. Atribui a eliminação a um jogador. Numa reviravolta do destino, o golo do Akturkoglu foi decisivo", completou o dirigente turco.
De recordar que José Mourinho falou sobre a ida para o clube turco como um erro, afirmando que o Benfica era do nível a que está acostumado no futebol. "A minha carreira foi rica até agora, treinei os maiores clubes do mundo em diferentes países. Tive uma opção errada, mas sem ressentimentos, que não nos ajudam em nada naquilo que fizemos bem ou mal. Fiz mal em ir para o Fenerbahçe. Não era o meu nível cultural, não era o meu nível enquanto futebol. Dei tudo até ao último dia, tive de fazer o meu luto como o Bruno também está a fazer, porque ninguém gosta de sair, mas treinar o Benfica é regressar ao meu nível", referiu na sua apresentação.
Suspeitas do Fenerbahçe sobre o acordo entre Mourinho e Benfica
Na passada quarta-feira, Ali Koç acabou por se pronunciar sobre o princípio de acordo entre o treinador português e o clube encarnado, horas após a demissão de Bruno Lage devido à derrota sofrida contra o Qarabag, na Liga dos Campeões.
"Tomei conhecimento das notícias da chegada de José Mourinho ao Benfica, esta manhã, mas não sei se são verdade. Se forem, posso chamar a isso uma estranha coincidência da vida", afirmou, em declarações prestadas à estação televisiva turca TRT Spor, referindo-se aos 'pontos de contacto' estabelecidos entre ambas as partes, esta época.
Importante ainda recordar que os dois clubes protagonizaram uma autêntica 'novela' em torno de Kerem Akturkoglu, que, após uma série de avanços e recuos, acabou mesmo por abandonar Portugal para regressar a 'casa', a troco de uma verba na ordem dos 22,5 milhões de euros, que pode ascender aos 25 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
O acordo deu-se na reta final do passado mercado de transferências de verão. Curiosamente, no dia seguinte, José Mourinho acabaria por ser demitido do comando técnico do Fenerbahçe, fruto de um arranque de temporada aquém das expetativas, em que perfez um registo de duas vitórias, dois empates e duas derrotas ao cabo de seis partidas oficiais, em todas as competições.
Leia Também: De volta a 'casa'. Eis a primeira publicação de José Mourinho no Benfica