Pedro Pablo Pichardo foi implacável nos Mundiais de atletismo e saltou para fazer história e se sagrar no primeiro bicampeão do mundo português nestas competições. Na final realizada desde as 12h50 desta sexta-feira (horário de Portugal Continental), o atleta nascido em Cuba, mas naturalizado português, 'voou' para a medalha de ouro com um salto de 17,91 metros.
Andrea Dallavalle surpreendeu no final da prova, com um salto que colocou em risco o ouro do português, uma vez que saltou para a frente da prova na sua última tentativa, com 17,64 metros.
O cubano Martínez acabou por ficar na terceira posição depois de ter sido o que mais próximo ficou do atleta que representa o ATL-Etica, com um salto na marca de 17,49 metros, durante praticamente toda a prova.
Pichardo alcançou a sua melhor marca esta temporada e também a da Liga Mundial, apesar de o seu recorde pessoal ser de 18,08 metros, enquanto que o recorde de Portugal é de 18,04, uma vez que o outro registo foi alcançado quando ainda representava a seleção cubana.
De salientar que o atleta português descartou o quinto salto, quando ainda estava na liderança da prova, mas foi surpreendido pelo italiano Dallavalle, tendo de saltar sob pressão de perder a medalha de ouro, mas não acusou essa pressão ao saltar quase 30 centímetros a mais do que a concorrência.
Após o salto que lhe deu o ouro, Pedro Pablo Pichardo não teve problemas em se virar para a câmera da realização e perguntar 'Quem é o melhor? Quem é o melhor?', após ter alcançado o primeiro lugar do topo.
Esta foi a sexta medalha que Portugal já conquistou no triplo salto, com três de ouro, duas delas por Pichardo no dia de hoje, outra em Oregon'2022 e a terceira lusa, em Osaka'2007, por Nelson Évora, que arrebatou ainda prata em Berlim2009 e bronzes em Pequim2015 e Londres2017.
De recordar que Pedro Pablo Pichardo era atleta do Benfica até há bem pouco tempo, mas o vice-campeão olímpico em Paris'2024 rescindiu, no passado dia 13 de janeiro, o contrato que mantinha com os encarnados até ao final dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
Foi, no entanto, oficialmente anunciado no passado mês de março como reforço do ATL-Etica, emblema sediado em San Vendemiano, na comuna italiana de Vêneto, Treviso.
[Notícia atualizada às 14h32]
Leia Também: Pedro Pichardo na final do triplo salto, Tiago Pereira eliminado