EUA e Reino Unido acordam fim das tarifas punitivas sobre aço e alumínio
Os EUA anunciaram ter acordado com o Reino Unido o fim das tarifas punitivas sobre o aço e o alumínio britânicos, impostas em 2018 pelo antecessor de Joe Biden na Casa Branca, Donald Trump, e das represálias britânicas.
© iStock
Economia Tarifas
"Este acordo essencial vai contribuir não apenas para garantir a viabilidade a longo prazo as nossas indústrias de aço e alumínio e proteger empregos nos EUA, mas também para levantar os direitos alfandegários aplicados sobre mais de 500 milhões de dólares de exportações dos EUA para o Reino Unido, incluindo bebidas espirituosas, diversos produtos agrícolas e bens de consumo", indicaram em comunicado conjunto a secretária do Comércio dos EUA, Gina Raimondo, e a embaixadora para o Comércio britânica, Katherine Tai.
Este anúncio foi feito depois de uma visita aos EUA da ministra britânica do Comércio Internacional, Anne-Marie Trevelyan.
Os dois países tinham anunciado em janeiro o lançamento de negociações para acabarem com este contencioso herdado de Trump.
O Reino Unido fazia parte de um grupo com vários países aos quais foi aplicado direitos alfandegário adicionais de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio em junho de 2018 por Trump.
Leia Também: Conta da eletricidade vai subir: Oito dicas para reduzir os consumos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com