Subir na carreira está difícil? Estas 'dicas' podem ajudar
Jack Welch é responsável pelo Jack Welch Management Institute mas é também uma ‘autoridade’ no LinkedIn, uma rede social conhecida por se dedicar ao mercado de trabalho e ter cada vez mais influência na hora de encontrar um novo emprego.
© Global Imagens
Economia LinkedIn
No LinkedIn, Jack Welch, figura de relevo nesta rede social dedicada a profissionais, deu a conhecer o que pensa sobre carreiras que pareciam estar a subir e que, no entanto, acabaram por estagnar. E alerta que há hábitos da própria pessoa que poderão ser mudados, como forma de alterar a situação.
Alertando que normalmente a carreira profissional não segue um percurso linear, Welch salienta que por vezes é bom “olhar para o espelho” para saber o que se pode fazer de diferente. E até deu algumas dicas que podem ser úteis na hora de mudar o comportamento e a atitude,
Welch alerta para uma boa escolha nos objetivos: uma pessoa que se compromete com demasiadas coisas para agradar e depois não tem maneira de cumprir tudo, falha, tal como acontece a quem mostra resistência à mudança.
Welch alerta também que é essencial ser o tipo de pessoa que procura soluções. Ser bom a identificar problemas é útil, mas se tal não vier acompanhado de possíveis soluções, o caso piora.
É também importante não estar sempre a pensar na mudança de carreira. O focar-se no presente poderá trazer mais benefícios para a carreira no longo prazo. Da mesma forma, uma atitude demasiada rígida poderá ser contraproducente.
Um dos alertas importantes do Welch é para quem está habituado a mostrar-se bem perante o patrão sem ligar aos colegas: conquistar o chefe mas não os colegas do lado trará dificuldades. Da mesma maneira há que fugir da complacência, um sinal de que “parou de crescer”, alerta Welch, que realça também que, em caso de promoção, convém não esquecer o plano de sucesso que ajudou a trilhar o caminho que levou à promoção na carreira.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com