Partilhar informação LGBT+ é objetivo de seminário em Ponta Delgada
O seminário Diversidade Sexual e de Género realiza-se na sexta-feira, em Ponta Delgada, organizado pelo projeto (A)mar, para discutir os temas LGBT+ e partilhar informação com os profissionais das áreas da saúde, social e escolar, foi hoje revelado.
© Getty Images
País LGBT+
"Este seminário pretende trazer os temas da orientação sexual e da questão LGBT+ ao público em geral e trazer informação aos profissionais da área da saúde e social, envolvendo as escolas, porque consideramos que é uma área em que não tem havido uma aposta na partilha de informação", afirmou à agência Lusa, Joana Amen, da organização.
Segundo disse, o seminário pretende "trazer informação aos profissionais" de várias áreas que querem abordar a comunidade LGBT+, mas "muitas vezes não sabem a melhor maneira para o fazer".
"A comunidade LGBT+ faz parte da nossa sociedade e começa a haver mais abertura. Todos os profissionais devem saber que há questões relativamente a este grupo que é mais vulnerável e que têm de ser tidas em consideração", realçou.
O seminário conta com "investigadoras nacionais que vêm falar sobre o estado atual da comunidade" LGBT+ nos Açores.
A psicóloga alertou para a necessidade de falar sobre os temas relacionados com a liberdade de género e diversidade sexual como forma de "combater os tabus".
"Julgo que é preciso falar disto em todo o país. Não é só nos Açores. Os Açores são uma sociedade conservadora, onde ainda não se fala muito disto e onde importa trazer estes assuntos, mas, infelizmente, isto ainda é uma situação que acontece em muito lado", considerou.
Questionada sobre a situação atual da comunidade LGBT no arquipélago, Joana Ámen insistiu na importância de "levar informação e formação" aos profissionais da educação, da saúde, da área social e do emprego.
"Estamos mais sensíveis e já vemos muitas bandeiras LGBT, mas ainda carece trazer informação aos profissionais como atuar. As pessoas até têm todo o interesse em incluir e não discriminar, mas ainda não estão muito divulgadas as boas práticas", reforçou.
O seminário vai contar com a participação da antropóloga Joana Brilhante, da socióloga Mara Peri, da psiquiatra Mariana Bettencourt, da endocrinologista Catarina Senra e das psicólogas Mafalda Esteves e Joana Amen.
No evento, vão ainda existir conferências da diretora dos Serviços do Trabalho da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego, Susana Martins, e da psicóloga Solange Ponte.
O Projeto (A)mar --Açores pela Diversidade foi lançado em 2021 pela Associação de Planeamento Familiar na região.
[Notícia atualizada às 13h51]
Leia Também: PS/Açores alerta para "corte" no Plano Regional de Investimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com