Água é "vital". Marcelo pede "consciencialização sobre crise global"
Numa nota publicada no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembrou o "agravamento de situações estruturais de escassez de água" e a "importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água".
© Getty Imagens
País Dia Mundial da Água
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou a "necessidade de aumentar a consciencialização sobre a crise global de água", precisamente no dia em que se comemora o Dia Mundial da Água e que tem início a Conferência da Água das Nações Unidas.
Numa nota publicada no site da Presidência da República, o chefe de Estado lembrou o "agravamento de situações estruturais de escassez de água" e a "importância de acelerar a implementação dos Objetivos da Década para a Água" - através de "ações concretas, tendo em vista a sua gestão e uso eficiente, reduzindo o desperdício e reforçando a sua circularidade e o recurso a origens alternativas".
Perante tal cenário, Marcelo Rebelo de Sousa convocou ainda os "legisladores, o Executivo e o poder local", mas também "todos os cidadãos, agentes económicos, comunidade científica, organizações da sociedade civil, e administração pública, a associarem-se ao compromisso de contribuírem para mais rapidamente" se alcançar, em Portugal, os "Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".
Na ótica do Presidente da República, esse "é um imperativo de todos, porque a água é um recurso vital, para o consumo humano, para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade, para produção de energia e todas as atividades económicas".
O chefe de Estado disse ainda que, juntando-se a este "esforço coletivo", a Presidência da República elaborou o seu próprio 'Plano de Sustentabilidade e Eficiência Energética' - "que identifica medidas de melhoria do desempenho no uso da água e da energia associada, com base no nexo água-energia, já em implementação".
O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março, com o intuito de relembrar a importância da água e de uma utilização responsável deste recurso indispensável para a vida humana.
Leia Também: ONU vai tentar alcançar compromissos na mudança radical na gestão da água
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com