Câmara de Óbidos com resultado positivo de 4,1 milhões em 2022
A Câmara de Óbidos fechou o ano de 2022 com um saldo positivo de 4,1 milhões de euros (ME), evidenciando uma subida de cerca de 3,7 milhões de euros face ao ano anterior.
© Getty Images
País Óbidos
"Do cômputo entre os gastos e os rendimentos obteve-se um resultado líquido positivo em 4.106.782,45 euros, que se deve principalmente ao aumento muito significativo dos rendimentos de impostos, sobretudo do IMT [Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis]", pode ler-se no relatório de gestão, a que a agência Lusa teve hoje acesso.
O município, do distrito de Leiria, registou em 2022 uma receita líquida de 23,5 ME, dos quais 21,8 ME foram receitas correntes e 1,2 ME receitas de capital, alcançando uma execução de 111,4%.
No orçamento da despesa a execução foi de 93,3%, sendo o total líquido de 18 ME, repartidos em 14,2 ME de despesas correntes e 3,7 ME de despesas de investimento.
Os impostos diretos, com um peso de 58,5% do orçamento, foram a rubrica com mais peso na receita, totalizando 12,7 ME, mais 2,7 ME do que a autarquia tinha previsto cobrar.
No que respeita a taxas, o relatório destaca a cobrança de 230.680 euros de taxa turística.
Quanto às transferências correntes, a segunda maior fatia da receita, foram executados 4,3 ME.
Na despesa o maior encargo da autarquia foi a aquisição de bens e serviços, que em 2022 totalizou 7,7 ME, seguido das despesas com pessoal, que ascenderam a 5,6 ME.
No Plano Plurianual de Investimentos do município as funções gerais foram as rubricas com maior peso, seguido das transferências entre administrações e das funções sociais.
A autarquia melhorou em 2022 os indicadores de liquidez geral, autonomia financeira e solvabilidade, e terminou o ano com uma dívida de 4,6 ME, da qual cerca de dois milhões são relativos a dívida não corrente.
O relatório de gestão foi aprovado com o voto favorável da maioria PSD no executivo e com a abstenção do PS, e será na quarta-feira votado na Assembleia Municipal, onde o PSD não tem maioria.
Leia Também: Óbidos transforma-se em 'vila gaming' no início de maio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com