Fafe. Oito anos de prisão para homem que roubou 7 pessoas na via pública
O Tribunal de Guimarães condenou a oito anos de prisão um homem que entre janeiro e maio de 2022 roubou sete pessoas, entre as quais três crianças, na via pública, em Fafe.
© iStock
País Fafe
Por acórdão de 10 de julho, a que a Lusa hoje teve acesso, o tribunal sublinha os vários antecedentes criminais do arguido, com 14 condenações anteriores por crimes de furto, roubo, ameaça e condução ilegal.
O arguido, de 32 anos, tinha sido colocado em liberdade condicional em 01 de setembro de 2021.
No processo hoje sentenciado, um dos factos remonta a 14 de janeiro de 2022, quando o arguido, alegando que tinha uma arma de fogo, obrigou um casal a levantar 200 euros numa caixa multibanco e a entregar-lhe o dinheiro.
No dia 19 do mesmo mês, abordou um grupo de jovens e, novamente ameaçando que tinha uma arma, obrigou um deles a dar-lhe 65 euros e outro um euro.
Em 22 de maio, abordou três crianças e roubou-lhes uma consola, cinco jogos, 15 euros e três telemóveis.
Neste caso, todos os objetos foram recuperados e devolvidos às crianças.
O tribunal sublinha a atuação do arguido com "dolo intenso e reiterado" e o "grau de ilicitude alto, traduzido no arrojo em abordar, dissimuladamente, algumas das vítimas, entre elas três crianças, em plena luz do dia, em espaços públicos, fazendo outras deslocar-se pela cidade em busca de caixas multibanco para sacar dinheiro para satisfazer a sua exigência".
O arguido terá ainda de pagar ao Estado 265 euros, a vantagem obtida com a prática dos crimes.
Leia Também: Bombeiro ateou dezenas de incêndios "por vingança" em Fafe
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com