Ataques aéreos no Iémen interrompem ligações de Internet no país
As ligações de Internet no Iémen encontram-se interrompidas depois do centro de telecomunicações de Hodeidah, no oeste do país, ter sido destruído por um bombardeamento levado a cabo pela coligação militar internacional conduzida pela Arábia Saudita.
© Mohammed Hamoud/Getty Images
Tech Internet
A cidade de Hodeidah é controlada pelos rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão.
A organização não-governamental (ONG) NetBlocks, especializada no funcionamento da Internet a nível mundial, afirmou à agência France-Presse (AFP) que se verifica um "colapso nas ligações de Internet no país após os bombardeamentos".
Os correspondentes da AFP em Hodeidah e em Sanaa confirmaram igualmente a interrupção das ligações.
Por outro lado, uma fonte médica no Iémen, não identificada, disse à agência de notícias espanhola EFE que pelo menos 25 pessoas morreram e que 120 ficaram feridas pelo bombardeamento da coligação comandada por Riade contra o centro de detenção situado em Saada, bastião dos Huthis, no norte do país.
A mesma fonte referiu que os feridos foram transportados para o hospital depois do ataque que decorreu durante a madrugada de hoje e que atingiu um edifício de dois andares em Saada.
Habitantes da cidade disseram à EFE que os aviões militares da coligação árabe realizaram três raides.
A coligação militar comandada pelos sauditas não confirmam o ataque contra Saada.
Até ao momento, Riade confirma ataques aéreos contra alvos na cidade de Al Hudeida, no sudoeste do Iémen.
O conflito no Iémen começou no final de 2014 com os Huthis a controlarem grandes áreas do país e agravou-se no ano seguinte com a intervenção da coligação árabe liderada por Riade em apoio ao governo iemenita internacionalmente reconhecido.
A ONU considera que esta guerra, que causou mais de 100 mil mortos, sobretudo civis, provocou a pior crise humanitária do mundo, estimando que mais de 24 milhões de pessoas, cerca de 80% da população do país, precisam de algum tipo de assistência.
Leia Também: Elon Musk recebe pedido de ajuda para restabelecer Internet em Tonga
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com