Taxa de juro média de novos empréstimos à habitação sobe para 0,83%
Nas novas operações de empréstimos a particulares para comprar casa, a taxa de juro inverteu a tendência de descida verificada nos últimos meses e aumentou para 0,83%, revelam dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
© iStock
Casa Crédito à habitação
Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, a taxa de juro média, em maio, inverteu a tendência de descida verificada nos últimos meses. De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, os juros nos empréstimos para comprar casa aumentaram 1 pb, para 0,83%.
Recorde-se que em abril, a taxa de juro média nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação reduziu 2 pb, para 0,82%.
Em maio de 2021, por referência ao crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram de 6,38% (6,51% em abril) e de 3,90% (3,94% em abril), respetivamente.
Segundo os dados do BdP, ainda no mesmo mês em análise, os volumes de novas operações de empréstimos para comprar casa totalizaram 1.314 milhões de euros.
Quando observados os juros nos novos depósitos, a taxa de juro média, até um ano, de sociedades não financeiras foi de 0,03%, menos 1 pb do que em abril. Nos novos depósitos de particulares, até um ano, a taxa de juro média manteve-se em 0,05%.
Leia Também: Bancos emprestaram 1.314 milhões para a compra de casa em maio