Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Reino Unido e Irlanda desistem do Mundial2030 e querem receber Euro2028

Reino Unido e Irlanda vão apresentar uma candidatura conjunta à organização do Euro2028 de futebol e descartaram a possibilidade de receber o Mundial2030, como estava inicialmente planeado, anunciaram hoje as federações desses países.

Reino Unido e Irlanda desistem do Mundial2030 e querem receber Euro2028
Notícias ao Minuto

13:11 - 07/02/22 por Lusa

Desporto Decisão

As federações britânicas (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e irlandesa divulgaram um comunicado conjunto em que explicam a desistência de uma candidatura ao Campeonato do Mundo de 2030 e a intenção de receber dois anos antes o Campeonato da Europa.

"Organizar um Europeu oferece um retorno semelhante (ao de um Mundial) para os investimentos e tem um custo muito menor. Os benefícios também são alcançados mais cedo. O Campeonato da Europa é terceiro maior evento do mundo", lê-se no comunicado.

Isto significa que a candidatura ibérica de Portugal e Espanha é para já a única europeia à organização do Mundial2030, embora, até março deste ano, altura limite para a apresentação das candidaturas, Roménia, Grécia, Bulgária e Sérvia, em conjunto, poderão entrar na corrida.

Esses quatros países já anunciaram a intenção de receber uma grande competição de futebol, embora possam seguir o mesmo caminho de Reino Unido e Irlanda e apenas tentar organizar o Euro2028.

Já certo é a candidatura sul-americana conjunta de Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, enquanto Marrocos também poderá avançar sozinho ou com outros países do norte de África.

Em setembro de 2023, a FIFA irá anunciar a candidatura vencedora para receber e organizar o Mundial2030.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório