Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Ovechkin, o apoiante de Putin que está no epicentro das críticas

O jogador de hóquei no gelo nunca fez segredo de ser um apoiante convicto do presidente russo e em 2017 chegou ao ponto de lançar um website chamado "PutinTeam".

Ovechkin, o apoiante de Putin que está no epicentro das críticas
Notícias ao Minuto

18:20 - 03/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Hóquei no gelo

Convicto defensor de Vladimir Putin, a estrela russa da NHL, Alex Ovechkin, tem sido alvo de fortes críticas nos Estados Unidos, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, pela qual muitos dos seus atletas compatriotas estão a ser excluídos das respetivas competições.

Ovechkin, de 36 anos, é um ícone da NHL e um herói desportivo para os adeptos dos Washington Capitals, a equipa pela qual jogou desde 2005 e liderou em 2018 à sua primeira vitória na Taça Stanley.

Mas o desportista russo está agora na ribalta não por causa dos seus feitos, mas devido à ofensiva militar lançada pelo governo do seu país à Ucrânia desde a semana passada.

O jogador nunca fez segredo de ser um apoiante convicto do presidente russo e em 2017 chegou ao ponto de lançar um website chamado "PutinTeam", que incitava os seus compatriotas a unirem-se ao presidente russo.

"Nunca escondi a minha atitude para com o nosso presidente, apoiando-o sempre", escreveu Ovechkin na altura. "Tenho a certeza de que muitos de nós apoiam Vladimir Putin. Portanto, unamo-nos e mostremos a todos uma Rússia unida e forte".

Na sua conta Instagram, Ovechkin tem várias fotos de Putin incluindo a sua foto de perfil, onde os dois posam a sorrir.

Este apoio saiu pela culatra a Ovechkin na sequência da indignação global pela invasão à Ucrânia, que desencadeou uma cascata de sanções que tiveram um forte impacto no setor desportivo.

Numa conferência de imprensa incómoda, na passada sexta-feira, Ovechkin pronunciou-se sobre o conflito, apelando à paz. "Por favor, acabem com a guerra", exigiu. "Não importa quem está em guerra. Rússia, Ucrânia, países diferentes. Penso que temos de viver em paz".

Questionado directamente sobre Putin, Ovechkin recusou-se a responder se o seu apoio ao presidente tinha diminuído desde o início da guerra.

Leia Também: Quem é Vitali Klitschko, antigo pugilista e presidente da Câmara de Kyiv

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório