Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Surfista Kanoa Igarashi novo líder provisório num dia cheio em Peniche

O surfista japonês Kanoa Igarashi assumiu hoje provisoriamente a liderança do 'ranking' mundial, aproveitando a eliminação do havaiano Barron Mamiya na terceira ronda da etapa portuguesa do principal circuito da Liga Mundial de Surf, em Peniche.

Surfista Kanoa Igarashi novo líder provisório num dia cheio em Peniche
Notícias ao Minuto

19:51 - 05/03/22 por Lusa

Desporto Liga Mundial de Surf

Igarashi, que tem casa em Portugal e é parceiro de treinos de Frederico Morais, aproveitou o conhecimento da Praia de Supertubos para vencer a nona bateria da 'ronda dos 32', derrotando o francês Justin Becret, convidado pela organização, com uma pontuação de 12,17 contra 9,53.

Já Barron Mamiya, que chegou a Portugal na liderança do 'ranking', foi eliminado pelo sul-africano Jordy Smith (10,20 contra 9,36) na terceira bateria, e sabe que vai perder a licra amarela, uma vez que Igarashi já ultrapassou a sua pontuação.

Num dia em que só houve tempo para se realizarem nove das 16 baterias da terceira ronda masculina, uma vez que boa parte do dia foi dedicado à prova feminina, o surfista português Frederico Morais não entrou na água.

'Kikas', que vai discutir a passagem à próxima fase com o havaiano Ezekiel Lau, na 10.ª bateria desta ronda, vai estar na primeira bateria quando for reatada a prova masculina.

O ex-campeão mundial Ítalo Ferreira (11,83), do Brasil, venceu o primeiro 'heat' contra o havaiano Imaikalani deVault (8,03), e, na segunda bateria, houve um raro duelo de irmãos: Miguel Pupo, o mais velho dos dois brasileiros, levou a melhor sobre Samuel Pupo (11,87 e 10,90).

Depois da terceira bateria, que ditou a eliminação de Barron Mamiya, teve lugar uma disputa entre australianos, com Connor O'Leary (12,57) a bater 'à justa' Morgan Cibilic (12,50).

No 'heat' 5, foi o brasileiro Filipe Toledo a ganhar ao australiano Owen Wright, fazendo a pontuação mais alta do dia (15,44 contra 9,40), numa demonstração de mestria nas manobras progressivas.

Seguidamente, o norte-americano Jake Marshall (12,93) afastou o italiano Leonardo Fioravanti (9), o também norte-americano Conner Coffin (13,17) bateu o brasileiro João Chianca (12,50), e o australiano Callum Robson eliminou o compatriota Jack Robinson, num dos duelos mais renhidos do dia (11,93 e 11,34).

Na competição feminina, a maioria das surfistas mais experientes do circuito mundial de surf qualificou-se para os quartos de final da prova de Peniche, com exceção de Brisa Hennessy, líder do 'ranking', que disse adeus à Praia de Supertubos.

O período de espera do MEO Pro Portugal presented by Rip Curl, na Praia de Supertubos, em Peniche, começou na quinta-feira e prolonga-se até 13 de março.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório