Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Leão diz 'presente' na luta pelo título com triunfo sobre o P. Ferreira

Campeão nacional tinha a obrigação de se manter em pé e não comprometeu. Três pontos pressionam FC Porto no topo.

Leão diz 'presente' na luta pelo título com triunfo sobre o P. Ferreira
Notícias ao Minuto

22:28 - 03/04/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Sporting venceu o Paços de Ferreira neste domingo por 2-0. O leão não abranda o ritmo e segue intacto na perseguição ao FC Porto pelo título de campeão nacional.

O marcador foi aberto por Pablo Sarabia, depois de Paulinho ter caído na grande área por suposta falta de André Ferreira. Foi preciso o VAR confirmar a infração. Só na segunda parte é que a equipa verde e branca conseguiu marcar o golo do descanso. Nuno Santos fez o 2-0 e fechou nova vitória leonina em Alvalade. 

Com este resultado, o Sporting soma um total de 70 pontos, menos três que o FC Porto que ainda vai jogar neste jornada. Olhando para trás, já são nove pontos a mais que o Benfica. Já os castores ficam no nono lugar com 33 pontos, os mesmos que o Marítimo.

Filme do jogo

Firme e forte: assim segue o leão no seu reino. O Sporting não podia vacilar e entendeu a mensagem. Apesar de uma grande prestação do Paços de Ferreira em Alvalade, quem rugiu mais alvo foi o rei da selva.

Os primeiros 10 minutos de jogo foram intensos como se esperava. As duas equipas em jogo estavam a lutar pelos respetivos objetivos e uma entrada em falso no jogo poderia comprometer a restante exibição.

Aos 18 minutos, deu-se um dos lances mais polémicos da noite. Coates fez um passe absurdo em direção a Paulinho e o avançado, isoladíssimo, fintou André Ferreira e, na cara do golo, pronto para abrir o marcador e abraçar os adeptos... caiu. O lance deixa grandes dúvidas, mas o VAR viu contacto. A ideia com que se fica é que Paulinho podia ter 'molhado a sopa' neste lance e deixou-se cair, arriscando não dar golo ao Sporting. Vá lá que o VAR tinha uma lupa à mão para detetar o contacto.

Feito o golo por Sarabia, a tarefa do Sporting simplificou-se. A equipa soltou-se no jogo, notou-se quando Gonçalo Inácio, por exemplo, começou a jogar mais perto do meio campo e Matheus Nunes passou a ocupar mais espaços no campo. Mas os castores não ficaram a ver. Apesar de não ter tido oportunidades claras de golo, os pacenses rondaram a baliza de Adán e ainda assustaram.

A segunda parte foi igualmente intensa, mas o Paços de Ferreira entrou mais atrevido que o Sporting. Com um Pedro Gonçalves completamente fora do jogo, Rúben Amorim foi obrigado a mexer na equipa para não correr o risco de precisar de golos e não ter quem os marcasse. Entrou Marcus Edwards e a fluidez do jogo não teve comparação à anterior. O inglês entrou com a corda toda, deu grande ritmo ao ataque, combinou muito bem com Porro e, certamente, ganhou fichas para andar mais vezes no carrossel leonino.

A entrada do inglês, apesar de boa, parece ter trazido uma série estranha de golos falhados ao Sporting. Primeiro foi o próprio Edwards a falhar dentro da pequena área, depois foi Sarabia a cabecear para as mãos do guarda-redes adversário, mais tarde o espanhol atirou de pé direito à trave. O segundo golo estava preso e não queria sair.

Aos 72 minutos, lá apareceu o 2-0 através de Nuno Santos. Foi nessa fase que o Paços de Ferreira aliviou o adversário e quem tomou conta do jogo foi mesmo o Sporting. Uma equipa confiante, sempre associada à sua imagem de marca: organização e intensidade.

Com esta vitória suada, depois de um grande jogo de futebol, o Sporting não arreda pé da luta pelo título da I Liga e continua a perseguir o FC Porto. O calendário vai encurtando, o prazo está a terminar e a briga no topo da tabela fica mais intensa a cada jornada que passa. Se assim continuar, tudo se decidirá ao último apito deste campeonato.

Momento do jogo: A entrada de Marcus Edwards. Mexeu com o ataque, quase marcou golo. Fez toda a diferença no jogo do Sporting por todas as razões e mais alguma. 

Onzes iniciais

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos; Sarabia, Pedro Gonçalves, Paulinho. 

P. Ferreira: André Ferreira; Delgado, Baixinho, Nuno Lima, Antunes; Rui Pires, Gaitán, Nuno Santos; Zé Uilton, Hélder Ferreira, Butzke.

Antevisão

O Sporting recebe neste domingo o Paços de Ferreira em jogo a contar para a 28.ª jornada da I Liga. Os leões não podem perder pontos frente aos castores para poderem continuar a perseguição ao FC Porto rumo ao título.

Para esta partida, Rúben Amorim deverá ter todas as unidades do plantel à disposição. Do outro lado, o Paços de Ferreira tem a hipótese de subir na tabela classificativa graças ao desaire do Estoril frente ao Vizela, precisando de três pontos para chegar, provisoriamente, ao sétimo lugar. César Peixoto, no entanto, não contar com Luiz Carlos, Denilson Júnior, Flávio Ramos, Koffi, Jorge Silva e João Vigário.

O Sporting-P. Ferreira joga-se a partir das 20h30 deste domingo, no Estádio de Alvalade, e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-P. Ferreira: Um passo em falso e acabou-se a história do título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório