Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Escândalo no Equador. Dizia ter 24 anos... mas tem 30. Acabou despedido

Alexander Bolaños é, na verdade, Jancer Bolaños. Foi suspenso por três anos.

Escândalo no Equador. Dizia ter 24 anos... mas tem 30. Acabou despedido
Notícias ao Minuto

10:38 - 20/07/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Equador

O Equador foi 'invadido' nas últimas horas por uma história com contornos muito polémicos. O Independiente del Valle anunciou, na sexta-feira, a rescisão de contrato com Alexander Bolaños. Até aqui tudo normal, até porque esta situação pode ocorrer, não fosse o futebolista ter sido demitido por... falsificação de documentos.

 

Alexander David Bolaños Casierra é, afinal, Jancer Romario Bolaños Casierra. O futebolista terá usado a identidade do irmão mais novo e mentiu também na data de nascimento. O jogador agora despedido não terá nascido em dezembro de 1999, mas sim em maio de 1994. Ou seja, Jancer Bolaños tem 30 anos de idade e não apenas 24.

"O Independiente del Valle informa que rescindiu o contrato com Alexander Bolaños por falsificação de documentos, uma vez que a entidade responsável e administradora do futebol equatoriano comprovou e puniu o jogador. O clube sente muito por esta situação dececionante. Expressamos o nosso total repúdio a este tipo de práticas no futebol do Equador", lê-se, em comunicado emitido pelo conjunto equatoriano, que não deverá ser sancionado por este crime.

O caso começou a ser investigado em abril passado, na sequência de uma denúncia feita pelo empresário Genaro Huacón, que assumiu ter ajudado na alteração dos documentos, em 2012.

"Levei-o para Portoviejo. Nesse momento não se podia fazer a transferência por causa da idade e então fizemos uma mudança de nome e da data de nascimento. Ele não se chama Alexander, mas sim Romario, é esse o verdadeiro nome. Mudámos tudo na cédula. Está adulterada a data de nascimento também. É mais velho do que os 24 anos. Tive e tenho a cédula original. Em 2016 o tio dele ofereceu-me dinheiro em troca do meu silêncio. Mas desde então nunca me pagaram nada. Se me tivessem pagado, eu não teria dito nada", referiu o agente na altura.

Entretanto, a Federação de Futebol do Equador também emitiu um comunicado oficial e confirmou a suspensão de três anos a Bolaños. Até ao momento, o futebolista de 30 anos já tinha passado pelos chilenos do Colo Colo, Deportes Concepción e Club O'Higgins. No Equador, representou o Barcelona SC, Águilas Santo Domingo e Técnico Universitario.

Leia Também: Incrível. Australiano amputa parte de dedo para ir aos Jogos Olímpicos

Leia Também: Quer ser selecionador de Inglaterra? Estes são os requisitos necessários

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório