Meteorologia

  • 05 DECEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

João Pereira explica momento do Sporting: "Vou replicar o que não sei?"

Treinador leonino falou em conferência de imprensa sobre a fase mais conturbada que o clube atravessa desde a saída de Ruben Amorim.

João Pereira explica momento do Sporting: "Vou replicar o que não sei?"
Notícias ao Minuto

04/12/24 12:51 ‧ Há 13 Horas por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Sporting

João Pereira fez, esta quarta-feira, a antevisão ao próximo jogo do Sporting, diante do Moreirense, agendado já para esta quinta-feira, mas as perguntas foram todas sobre o momento de forma negativo que o clube atravessa.

 

Os leões viajam até Moreira de Cónegos depois das derrotas diante de Arsenal, para a Liga dos Campeões, e de Santa Clara, para o campeonato, e o novo técnico foi, uma vez mais, confrontado com o impacto que a saída de Ruben Amorim provocou junto dos adeptos e se esse é o principal motivo para que o embalo vitorioso tenha chegado ao fim.

Confira, abaixo, as principais ideias deixadas pelo treinador do Sporting.

Fim da conferência

Filipe Carmo | há 12 horas

João Pereira deixa a sala e a conferência de imprensa chega ao fim.

Equipa acredita no seu processo?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Acho que sim. Lembro-me quando fomos campeões com o Ruben, quantos jogos ganhámos no final porque sabíamos que ia dar? Pode dizer-se que era a aura, de repente o Ruben sai, os jogadores ficam na dúvida e isso cria ansiedade. Quando ganhámos o primeiro jogo e eles sentirem que dá, então as coisas vão correr como corriam anteriormente".

Sente que manter a coesão é o mais importante?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Acho que o balneário está coeso, os jogadores e o staff estão juntos. Não existe quem queira ganhar mais do que nós, estamos motivados para o fazer. Foi uma grande mudança, pode ter afetado aqui e ali, mas os jogadores estão confiantes e há que tirar um pouco dessa ansiedade de resolver as coisas rápido".

Continuará a apostar em Edwards?

Filipe Carmo | há 12 horas

"O Edwards faz parte do plantel, da equipa e conta como todos os jogadores. Amanhã verão o onze".

Amorim deixa herança pesada?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Quem viesse ia ter sempre essa herança. Todos dizem, eu concordo, que foi um dos melhores treinadores da história do Sporting. Pegou no clube numa condição e passados quatro anos e meio o Sporting está muito melhor. Eu sabia disto quando assumi e se tivesse medo não estava aqui".

Israel e Eduardo Quaresma aptos?

Filipe Carmo | há 12 horas

"O Quaresma não está a 100% e o Franco continua doente".

Seguir ideias anteriores de Ruben Amorim

Filipe Carmo | há 12 horas

"Nós não somos iguais. Se eu seguir as ideias de outro treinador, apesar do sistema ser parecido, eu não sei exatamente em que é que ele se baseava, quais os comportamentos que queria, quais as nuances... Eu vou replicar uma coisa que não sei trabalhar? Então e no final do jogo, o que diria aos jogadores? Que fizeram aquilo a que estavam habituados e que não ganhámos? O que faço neste papel? Tenho as minhas ideias, já viram que as coisas não são muito diferentes, mas é verdade que houve ansiedade contra o Santa Clara e é preciso ver o momento. O Sporting só tinha vitórias, tirando na Supertaça, e perde 5-1 em casa, é normal que os jogadores queriam dar uma resposta rápida para mostrarem que esse jogo tinha sido um erro. A bola não entrou, começou o nervosismo a entrar e isso talvez tenha complicado um pouco. Os jogadores esforçaram-se e não foi por falta de esforço que perdemos o jogo".

Sente Gyokeres desmotivado?

Filipe Carmo | há 12 horas

"O Viktor continua com a mesma fome de fazer golos e com a mesma vontade de treinar do que os outros jogadores".

Liderança está em risco

Filipe Carmo | há 12 horas

"O campeonato não está resolvido em dezembro e a verdade é que somos líderes e iremos continuar líderes".

O que disse aos jogadores e ao presidente após o último jogo?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Falei com os jogadores como falo todas as semanas, de maneira a preparar o jogo da melhor forma. Não sou um treinador que numa semana faz uma coisa e noutra semana faz outra. Não podemos ser levados pelos resultados, claro que é melhor ganhar do que perder, mas. não mudo consoante o vento. Tenho as minhas ideias e as minhas convicções e acho que é com elas que iremos melhorar. Quanto à contestação, é normal, tinha de estar preparado para o que podia acontecer, sabíamos que se ganhássemos ia estar tudo normal e que se perdessem iam falar, temos de respeitar. Nervoso? Se ficasse nervoso não podia ser treinador".

Balneário está preso ao passado?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Não. Não é numa semana que se muda o que aconteceu em quatro anos, a relação que existia é difícil existir já neste momento. Sinto os jogadores confiantes, sinto que estão com a equipa técnica e com o clube e que querem regressar às vitórias. Perdemos com o Santa Clara, é verdade, mas tivemos mais oportunidades, mais posse de bola e o resultado podia ser outro e neste momento não estaríamos a falar disto. Estou confiante que tudo vai mudar".

Tem sentido a pressão?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Pressão tenho desde o primeiro dia em que aceitei ser treinador. Tenho os meus objetivos bem definidos, não me deixo acomodar, não facilito e estou sempre à procura de fazer o melhor e que a equipa faça o mesmo. Todos sabemos que o timing que foi, por ser uma equipa que ganhava sempre, com um treinador que estava aqui há quatro ou cinco anos... mas vamos estar sempre a bater na mesma tecla, as coisas mudaram, o treinador não vai voltar e estou cá eu. Tenho confiança no meu trabalho, na minha equipa técnica e estamos preparados, preparámos o jogo contra o Moreirense da melhor forma".

Próximo jogo é determinante?

Filipe Carmo | há 12 horas

"Sofremos mais golos, mas aí influencia muito o jogo com o Arsenal. Estivemos perto de chegar ao 3-2 e aí o jogo podia ter sido diferente. Acabámos por sofrer cinco golos, é verdade, e éramos uma equipa que ganhava sempre e depois perdemos com o Santa Clara, em duas derrotas consecutivas, algo que já não acontecia há algum tempo. Não diria que a vitória é determinante, mas é importante. Todas as vitórias são importantes e vai ser isso que vamos tentar alcançar amanhã".

Aguarda-se a chegada de João Pereira

Filipe Carmo | há 13 horas

Espera-se, a qualquer momento, que João Pereira entre na sala para dar início à conferência de imprensa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório