Procurar

Candidatos do Benfica criticam regulamento eleitoral: "Estupefação"

João Noronha Lopes não deixou nada por dizer sobre os contornos do voto eletrónico, enquanto João Diogo Manteigas lamentou que a BTV tenha aguardado por "obrigações derivadas do regulamento eleitoral" para a realização de um debate entre todos os candidatos.

Candidatos do Benfica criticam regulamento eleitoral: "Estupefação"

© Getty Images

Miguel Simões
04/09/2025 08:18 ‧ há 19 horas por Miguel Simões

Desporto

Benfica

Já depois da publicação do regulamento eleitoral, por parte da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, esta quarta-feira, dois dos seis candidatos à presidência dos encarnados não tardaram em deixar críticas a algumas alíneas do referido documento, desde os contornos do voto eletrónico à forma como foi divulgado o debate entre todos os concorrentes ao cargo atualmente ocupado por Rui Costa.

 

O primeiro a expressar a sua posição foi João Noronha Lopes, que já se havia manifestado contra o cenário de existir voto eletrónico à distância nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como no estrangeiro, face ao ato eleitoral agendado para o próximo dia 25 de outubro.

"A Mesa da Assembleia Geral do Benfica revelou hoje a proposta de Regulamento Eleitoral apresentada pela direção. Para minha estupefação, essa proposta consagra como regra o voto eletrónico à distância nas eleições de outubro de 2025. É importante relembrar dois factos: Os novos estatutos, aprovados pelos sócios, não preveem o voto eletrónico como regra; O voto eletrónico só é possível com o consenso de todos os candidatos. E duas candidaturas, incluindo a nossa, já rejeitaram, em inúmeras ocasiões, essa solução", pode ler-se na nota emitida pela candidatura 'Benfica Acima de Tudo'.

"Perante isto, o foco devia estar em preparar, com responsabilidade, as eleições mais participadas da história do clube: com a instalação de urnas em todo o território nacional, e igualmente nas Regiões Autónomas, e no estrangeiro. É isso que os sócios esperam. É isso que os estatutos exigem. E é nisto que a MAG já devia estar a trabalhar. Em vez de mapear locais de voto, contactar Casas do Benfica, contratar espaços e dar aos Sócios informação clara sobre onde poderão votar, prefere-se alimentar um folhetim eleitoral com promessas de voto online que não têm base estatutária nem consenso para avançar", vincou de seguida.

"A nossa candidatura já se disponibilizou para ajudar a identificar e garantir mais de 40 secções de voto em Portugal e no estrangeiro, como indicado pela MAG em reunião com as candidaturas. Até agora, nada se sabe sobre como vai a MAG assegurar que o máximo número de sócios do Benfica podem participar nas próximas eleições. O Benfica precisa de eleições justas, transparentes, fiáveis e acessíveis ao maior número possível de sócios. Da nossa parte tudo faremos para que isso aconteça e para que todos os sócios de Faro a Vila Real, da Guarda a Ponta Delgada, de Geneve a Newark possam exercer o direito de voto", completou João Noronha Lopes, em comunicado.

Regulamento eleitoral do Benfica confirma debate entre candidatos na BTV

Regulamento eleitoral do Benfica confirma debate entre candidatos na BTV

Documento divulgado pela Messa da Assembleia Geral do Benfica, esta quarta-feira, dá conta não só de um debate com todos os candidatos à presidência, como ainda de entrevistas individuais. Rui Costa vai a votos contra João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, Martim Mayer e Luís Filipe Vieira.

Miguel Simões | 15:40 - 03/09/2025

Seguiu-se a publicação de João Diogo Manteigas, que virou as atenções para o tão desejado debate entre todos os candidatos, aprovado no regulamento eleitoral, pese embora o 'apontar de dedo' à BTV, que aguardou por "obrigações derivadas" do referido documento em vez de "tomar a iniciativa de informar os sócios", com um pedido feito aos restantes rivais pelo cargo.

"Considero o Regulamento Eleitoral hoje apresentado um mau serviço ao Clube e uma oportunidade perdida, sobre o qual falarei após a próxima reunião de preparação com o ato eleitoral, agendada para o dia 9. Lamento ainda que a BTV espere por obrigações derivadas do regulamento eleitoral ao invés de tomar a iniciativa de informar os sócios, que merecem uma democracia viva", começou por escrever.

"Dada a ausência de promoção de debates pelos órgãos de Comunicação Social tradicionais, aceitei o desafio do projecto 'Visão Vermelha'. Aguardo a resposta dos restantes candidatos. Vamos a isto, Martim Mayer, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho, Rui Costa e Luís Filipe Vieira", acrescentou de seguida o porta-voz da candidatura 'Benfica Vencerá', ao referir os restantes concorrentes ao cargo atualmente ocupado por Rui Costa.

Nas próximas semanas o Desporto ao Minuto vai partir para uma ronda de entrevistas com os candidatos à presidência do Benfica, ficando sujeito à disponibilidade dos mesmos.

Leia Também: Regulamento eleitoral do Benfica confirma debate entre candidatos na BTV

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si