Procurar

Chicotada à vista na I Liga: José Mota de saída do comando técnico do AVS

Treinador de 61 anos não resiste aos maus resultados e vai ser afastado do cargo.

Chicotada à vista na I Liga: José Mota de saída do comando técnico do AVS

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
15/09/2025 13:11 ‧ há 1 semana por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

Primeira 'chicotada psicológica' à vista na I Liga. O AVS está muito perto de anunciar a saída de José Mota do comando técnico, numa informação avançada pela imprensa desportiva e confirmada pelo Desporto ao Minuto. 

 

O treinador de 61 anos não resistiu aos maus resultados neste arranque de temporada e já não orientou o treino da formação de Vilas das Aves registado na manhã desta segunda-feira.

O AVS, que na temporada transata apenas assegurou a permanência na I Liga através do playoff, diante do Vizela, ainda não somou qualquer vitória em 2025/26, tendo um saldo de quatro derrotas e um empate. 

O AVS arrancou a presente edição do campeonato com uma derrota na casa do Arouca (1-3), perdeu na receção ao Casa Pia (0-2) e somou o primeiro ponto na visita ao Sp. Braga (2-2). Antes da pausa para os compromissos das seleções, o AVS foi novamente derrotado em casa, desta vez pelo Famalicão, e no último sábado voltou a ser batido, na visita ao reduto do Estoril (1-3). 

O próximo jogo do AVS, relativo à 6.ª jornada da I Liga, está agendado para sábado e terá como adversário o Benfica. 

Neste momento, a formação da Vila das Aves prossegue no penúltimo lugar da I Liga, com um ponto, os mesmos que Tondela que, contudo, tem uma diferença de golos maior. 

O AVS terá, agora, de oficializar a saída de José Mota, treinador que apenas teve nove jogos à frente da equipa. O sucessor também deverá ser conhecidos nos próximos dias. 

O disse José Mota após a derrota? 

O experiente técnico português de 61 anos vê, assim, terminar mais uma aventura na I Liga, depois de ter chegado já perto da reta final da temporada transata para assegurar a permanência do AVS na elite do futebol luso. 

Para trás ficam as passagens por Leixões, Farense, Paços de Ferreira, Feirense, Gil Vicente, Vitória FC, Belenenses, para além do CS Sfaxien, da Tunísia. 

Após o apito final na Amoreira, José Mota admitiu que a sua equipa havia pecado no momento defensivo e até afirmou em "falta de coragem". 

"Faltou o momento defensivo, saber defender. Não fomos subjugados, muito pelo contrário. O Estoril Praia teve algumas transições para as quais estávamos bem referenciados e, pelo nosso corredor esquerdo, foram muito facilitadas. Na zona central da baliza, onde temos de ser mais agressivos, concentrados e determinados, concedemos espaço para o adversário fazer dois golos e ter mais uma ou outra oportunidade para finalizar", começou por dizer José Mota, no rescaldo da partida, prosseguindo. 

"Faltou coragem, sermos agressivos, encurtar espaços e ser uma equipa bem mais organizada no momento defensivo. Em termos ofensivos, também não fomos suficientemente agressivos para introduzir a bola na baliza adversária, embora tivéssemos boas oportunidades", vincou, antes de deixar uma última garantia.

"Na segunda parte, tentámos ser diferentes, mas, mais uma vez, surge um golo facilitado e fazem o 3-0. Percebi que, se já estava muito difícil, complicou-se imenso, embora tivéssemos uma reação muito forte. Conseguimos um golo e outro anulado por fora de jogo, mais boas chances para finalizar, mas não conseguimos e o resultado acaba por ser justo, mas acho que demasiado exagerado", concluiu o treinador. 

Mais um treinador livre no mercado 

José Mota terá de encontrar um novo desafio para a sua carreira e junta-se ao alargado rol de treinadores portugueses que também se encontram sem clube.

Rui Vitória, José Mourinho ou Sérgio Conceição são alguns exemplos. 

[Notícia atualizada às 13h34]

Leia Também: Moreirense e Estoril 'passeiam' em casa e afundam AVS e Rio Ave na tabela

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si