A candidatura 'Voltar a Ganhar' na corrida às eleições do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, voltou a recorrer às redes sociais, na noite deste domingo, para visar o atual presidente Rui Costa, com quatro questões relacionadas com a atualidade (e o futuro) do clube da Luz.
O antigo presidente do Benfica fez um pedido de esclarecimentos ao atual líder máximo das águias, desde as mais recentes decisões da direção encarnada (com destaque para a demissão de Bruno Lage, sucedido por José Mourinho) aos contornos do ato eleitoral, agendado para o próximo dia 25 de outubro.
Luís Filipe Vieira começou por questionar se José Pereira da Costa, atual presidente da MAG e árbitro do processo eleitoral, irá ou não ocupar o cargo de 'vice' na candidatura de Rui Costa, para além de perguntar ainda se a atual direção vai aceitar as propostas de alteração ao Regulamento Eleitoral,
. Recorde-se que o documento que tanto tem dado falar será votado pelos sócios no próximo dia 27 de setembro, quando se realizar a Assembleia Geral para a aprovação das contas, sendo que uma das questões mais controversas prende-se com o voto eletrónico, levando Vieira a questionar se Rui Costa "quer ficar para a história do nosso clube como o presidente da direção que tudo fez para que os benfiquistas fora de Lisboa fossem impedidos de votar".
Por fim, o antigo presidente do Benfica, no cargo entre 2003 e 2018, ainda utilizou a expressão "o saltador quer medir o seu salto" para criticar a postura de Rui Costa, um dos seus cinco rivais na corrida pela liderança dos destinos das águias, para além dos outros candidatos João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer. Também Paulo Parreira poderá ainda tornar-se oficialmente candidato às eleições do Benfica.
Eis o comunicado na íntegra:
"Pelas mais elementares boas práticas e em nome da transparência, solicitamos que o Candidato/Presidente Rui Costa esclareça os Benfiquistas sobre as seguintes questões:
1. É ou não verdade que José Pereira da Costa, atual presidente da MAG e árbitro do processo eleitoral, vai integrar a lista do candidato Rui Costa para a Direção, na qualidade de vice-presidente?
2. É verdade ou não que a atual Direção tomou decisões sobre a organização do processo eleitoral que tantas críticas têm suscitado? E vai ou não aceitar as propostas de alteração ao Regulamento Eleitoral que foram apresentadas por outras candidaturas?
3. Quer ficar para a história do nosso Clube como o Presidente da Direção que tudo fez para que os Benfiquistas fora de Lisboa fossem impedidos de votar?
4. Uma vez que hoje assumiu oficialmente que os despedimentos dos treinadores no atual Benfica são feitos por 'exclusiva responsabilidade do Presidente', informe os Benfiquistas de qual é o valor total da Conta Corrente, rubrica 'despedimentos e indemnizações de treinadores' ([Jorge] Jesus, [Roger] Schmidt e [Bruno] Lage)?
Um comentário final. São evidentes os sinais de que, neste processo eleitoral, o 'saltador quer medir o seu salto'.
A Bem do Benfica.
Candidatura Voltar a Ganhar
Luís Filipe Vieira
21 de setembro de 2025"
Nas próximas semanas, o Desporto ao Minuto vai publicar as entrevistas feitas aos candidatos à presidência do Benfica. Até ao momento, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer foram os primeiros a responder às nossas perguntas.
Leia Também: Vieira volta a atacar Rui Costa por aposta em Mourinho: "Patrão do clube"