Troy Deeney parece não estar muito impressionado com o rendimento de Viktor Gyokeres nos primeiros quatro jogos ao serviço do Arsenal. Na antena da talkSPORT, na segunda-feira, o antigo avançado inglês afirmou mesmo que o ex-Sporting não está talhado para os grandes jogos e que Kai Havertz acabará por ser o escolhido para ocupar aquele lugar no onze de Mikel Arteta.
"Acho que ele é bom e acho que vai marcar os golos suficientes, mas não vão chegar para bater [Erling] Haaland, [Mohamed] Salah e [Alexander] Isak. Eu nem acredito, para aquilo que o Arsenal precisa na frente de ataque, que Gyokeres marque mais golos do que João Pedro [do Chelsea] ao longo do ano", começou por argumentar Deeney, prosseguindo.
"Quando olhas para o total da carreira dele, e eu faço isso, percebes que ele não marcou golos nos grandes jogos de forma consistente. E o Arsenal vai precisar disso. Portanto, quando eles jogaram com o Manchester United... E para mim é perfeito porque a minha mulher e a minha família são adeptas do Arsenal, ninguém atendia o telemóvel, mas na semana a seguir, contra o Leeds, contra quem ele marcou dois golos, já me ligaram. Portanto isto será uma coisa assim, de altos e baixos", vaticinou a lenda do Watford.
Troy Deeney lembrou, ainda, os jogos menos conseguidos de Gyokeres frente aos adversários mais poderosos, tal como o Liverpool, acreditando que o internacional sueco será mais útil nos jogos contra equipas teoricamente mais acessíveis.
"Ele não fez nada contra o Liverpool, mas há jogos que eles realmente podem trazê-lo. Mesmo que não marques, tens de ser uma ameaça e deixar os teus adversários a pensar: 'Ok, vou ter de lidar contigo'. Tens de abrir espaço para [Bukayo] Saka, Eze, [Noni] Madueke ou quem quer que seja. Nesses momentos, penso que ele vai falhar e penso que nos grandes jogos, quando estiverem todos ao mesmo nível, Havertz vai ser o escolhido para jogar", rematou o antigo ponta de lança inglês, agora com 37 anos.
Os números de Gyokeres
O avançado sueco de 27 anos chegou ao Arsenal este verão, depois de uma longa novela e de uma saída atribulada do Sporting. Tendo custado mais de 65 milhões de euros - valor que pode ascender aos 76 -, Gyokeres já contabiliza três golos marcados em apenas quatro jogos disputados com a camisola dos gunners.
Ainda assim, o facto de ter ficado em 'branco' frente ao Manchester United e ao Liverpool, contra quem assinou exibições pouco inspiradas, tem sido motivo de debate em Inglaterra.
Viktor Gyokeres terá de corresponder à aposta de Mikel Arteta também nos jogos grandes e nesta noite de terça-feira deverá ser titular no arranque da Liga dos Campeões na visita aos bascos do Athletic Bilbao. No domingo seguinte o internacional sueco terá novo teste de 'fogo', desta vez na receção ao Manchester City.
Recorde-se que Gyokeres marcou 97 golos em 102 jogos com a camisola do Sporting, clube que representou por duas temporadas. Será capaz o goleador sueco de conseguir semelhante registo na formação de Londres?
Leia Também: Viktor Gyokeres solta a 'máscara' e Arsenal 'encosta' no trono da Premier