Bruno Alves disse acreditar, na noite de segunda-feira, que o FC Porto parece estar de volta ao caminho das vitórias depois de uma temporada passada para esquecer. Em declarações aos jornalistas na zona mista do Estádio José de Alvalade, na noite de segunda-feira, após o jogo das lendas portuguesas contra o resto do mundo, o antigo jogador dos dragões deixou elogios à restruturação do plantel feita por André Villas-Boas e destacou a consistência defensiva trazida por Francesco Farioli.
"A primeira impressão é que a equipa do FC Porto não defende só com a defesa. Defende com a equipa toda. Acho que é uma equipa que está moldada para defender e atacar junta. Nota-se um coletivo muito forte. Os centrais são o complemento disso tudo. É onde terminam as ações. Têm mantido uma média de golos sofrido muito baixa e estão a ser competentes ao não sofrer golos e ajudar a equipa a vencer", começou por dizer Bruno Alves, antes de se mostrar entusiasmado com os primeiros jogos do FC Porto nesta nova temporada 2025/26.
"Tudo vem no momento certo. Depois de um ano de experiências e vivências, o presidente soube organizar-se e entender o que tinha de fazer. Acho que, principalmente, trouxe outros jogadores que estão vinculados com este treinador e com este presidente. Isso é importante, porque o futebol é feito de relações humanas e ligações. Isso o FC Porto tem. Educou os jogadores que vieram para o FC Porto: qual é a identidade do clube, qual é o comportamento e qual é a atitude. É isso que mais me tem agradado de ver na equipa do FC Porto. A ambição, a vontade, honrar a camisola e fazer do clube campeão. Dá para ver e sentir de fora", rematou o antigo internacional português.
Farioli com vários problemas
Ainda assim nem tudo corre sobre rodas no Dragão. Apesar do arranque de temporada 100% vitorioso, Francesco Farioli está agora a passar pelo período mais conturbado desde que chegou ao comando técnico do FC Porto. O treinador italiano de 36 anos tem visto o plantel ser fustigado por uma 'onda de lesões' e tem várias dores de cabeça, especialmente na defesa.
Nehuén Pérez sofreu uma rotura total do tendão de Aquiles e teve mesmo de ser operado, falhando, ao que parece, o resto da temporada que ainda agora se iniciou.
Também Alberto Costa e Martim Fernandes continuam a contas com problemas físicos, tal como William Gomes e Luuk de Jong.
A equipa portista já começou a preparar a visita ao Rio Ave, agendado para sexta-feira, e no treino de segunda-feira Farioli concedeu uma folga extra a Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Alan Varela, Eustáquio, Victor Froholdt e Rodrigo Mora, jogadores que estiveram ao serviço das respetivas seleções na pausa internacional.
Recorde-se que o FC Porto acumula um saldo de cinco vitórias em outros tantos jogos nesta nova temporada, onde está incluído o triunfo diante do Sporting no Estádio José de Alvalade. Os dragões vão liderando o campeonato com 15 pontos, mais três do que o rival Sporting, que é segundo, e mais cinco do que o Benfica, sexto classificado, que tem um jogo em atraso.
Leia Também: "O FC Porto abriu-me as portas. Rodrigo Mora é um fora de série"