Procurar

Revelado o valor da indemnização de Ruben Amorim caso seja despedido

Treinador português terá recebido ultimato por parte da direção do Manchester United e conta com três jogos para mostrar que merece permanecer no comando da equipa. Amorim pode receber mais de 13 milhões de euros caso seja despedido no primeiro ano de contrato.

Revelado o valor da indemnização de Ruben Amorim caso seja despedido

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
17/09/2025 08:05 ‧ há 4 dias por Francisco Amaral Santos

A direção do Manchester United já sabe quanto terá de pagar a Ruben Amorim caso decida despedir o treinador português no primeiro ano de contrato. Ou seja, até novembro. Segundo revelou o Daily Mail, na segunda-feira, Amorim terá direito a uma indemnização no valor de quase 14 milhões de euros. 

 

Com um salário anual de cerca de 7,5 milhões de euros - depois de ter assinado, em novembro passado, um contrato válido por dois anos e meio e mais um de opção -, Amorim terá, então, direito a receber mais dois anos em vencimentos. Tudo somado, remete para os tais quase 14 milhões de euros. Isto, claro está, se for despedido nas próximas sete semanas. 

O Manchester United tem, de resto, sido recorrente no pagamento deste tipo de indemnização desde a saída de Sir Alex Ferguson do comando técnico em 2013. O valor por despedir treinadores antes do final dos respetivos contratos já supera os 60 milhões de euros, até ao momento, ainda segundo os dados revelados pelo Daily Mail.

David Moyes (5,9 milhões de euros), Louis van Gaal (9,7 milhões de euros), José Mourinho (22,6 milhões de euros), Ole Gunnar Solskjaer (12 milhões de euros) e  Erik ten Hag (12 milhões de euros) foram os treinadores que 'ajudaram' a alimentar este 'fosso' financeiro do United, que é apenas mais uma consequência da crise que se verifica no rendimento desportivo. 

Ultimato feito

Os responsáveis do clube inglês mantêm, para já, a confiança no treinador de 40 anos, mas não deixam de olhar para todos os cenários, tendo, inclusive, feito um ultimato a Amorim, de acordo com os relatos da imprensa inglesa. 

Na prática, Ruben Amorim tem um ciclo de três jogos que será decisivo para o seu futuro, no qual terá de demonstrar que tem capacidades para continuar a merecer a confiança. 

No fundo, a direção do United deu este prazo ao antigo técnico do Sporting a pensar na próxima pausa para os compromissos das seleções, agendada para outubro. Até lá, formação sediada em Old Trafford terá pela frente Chelsea (a 20 de setembro, em casa), Brentford (a 27 de setembro, no Gtech Community Stadium) e Sunderland (a 4 de outubro, também em casa).

Caso falhe na missão de 'encarrilhar' o Manchester United, Amorim terá os dias contados na cidade inglesa e o clube ficará com cerca de duas semanas para encontrar um novo treinador. 

Marco Silva na calha 

Perante este cenário já começaram a surgir os primeiros nomes apontados à sucessão de Ruben Amorim e um deles é... português. Marco Silva, técnico que se encontra em final de contrato, está na agenda dos red devils, mas não é o único. 

Oliver Glasner (do Crystal Palace), Andoni Iraola (do Bournemouth), Mauricio Pochettino (da seleção dos Estados Unidos da América) e Gareth Southgate (que está livre de contrato, desde julho de 2024, quando abandonou o leme da principal seleção de Inglaterra) são outro dos nomes que estão em equação.

Pior arranque desde 1992/93

Depois de uma primeira temporada que ficou aquém das expectativas dos adeptos do Manchester United, Ruben Amorim entrava em 2025/2026 com a esperança de conseguir dar um novo alento ao clube.

No entanto, o arranque desta nova temporada está longe de ser o melhor e nas primeiras quatro jornadas o United não foi além dos quatro pontos somados, naquele que é mesmo o pior registo em 33 anos. É preciso recuar até 1992/93 para encontrar semelhante descalabro na Premier League. 

Leia Também: Man. United faz ultimato a Amorim e já tem português na linha de sucessão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si