Isaac Nader conquistou, esta quarta-feira, a medalha de ouro na final dos 1.500 metros no Mundiais de Atletismo que decorrem em Tóquio, no Japão. O atleta português de 26 anos até parecia estar fora da luta pelas medalhas, mas nos últimos metros conseguiu superar toda a concorrência com um sprint impressionante e ser mesmo o primeiro a cruzar a meta.
Nadder concluiu a prova com um tempo de 3:34.10 e superou o Jake Wightman, campeão em 2022, por apenas duas centésimos de segundo.
O queniano Reynold Cheruiyot fechou o pódio e lote de mealhadas com um tempo de 3:34.25.
Ao quinto dia desta 20.ª edição dos Mundiais de Atletismo está assim assegurada a primeira medalha, e logo de ouro, para Portugal.
Isaac Nader foi o único português a participar nesta final, depois de José Carlos Pinto, não ter conseguido o apuramento na primeira meia-final, ao não ir além do 9.º lugar.
WHAT A FINISH! 🇵🇹
— European Athletics (@EuroAthletics) September 17, 2025
Isaac Nader with a brilliant sprint finish in the 1500m to take gold at the #WorldAthleticsChamps - an impressive 3:34.10! 🥇 pic.twitter.com/fwyJtl8sVB
A promessa antes da final
Ainda antes de entrar na pista esta quarta-feira, Nader já havia prometido dar o seu melhor na luta por uma medalha.
"Digo muitas vezes ao meu treinador que me serve de pouco ser forte em corridas menos rápidas se não for também forte em corridas rápidas. Dar o melhor numa final em que todos podemos ser últimos ou primeiros. Só tenho de acreditar no trabalho que fazemos e eu acredito que não é um trabalho de um ano, demora um pouco mais para estarmos bem", afirmou o agora campeão do mundo, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Março também valeu medalha
O atleta do Benfica já havia conseguido uma medalha de bronze nos Campeonatos da Europa em Pista Coberta, no passado mês de março. Em junho, Isaac Nader havia batido o recorde nacional no Meeting Golden Spike, em Ostrava.
A outra medalha de Nadder remonta a 2022 e foi de prata, conquistada em Chorzów, na Polónia, nos Jogos Europeus.
Feitas as contas, Isac Naader soma agora três medalhas no seu palmarés e todas elas foram conquistadas na prova dos 1.500 metros.
Refira-se ainda que o atleta algarvio, que tinha sido 12.º em Budapeste (2023) e 40.º em Oregon (2022), conseguiu o melhor resultado de sempre na distância entre o contingente masculino, só igualado pelo ouro de Carla Sacramento em Atenas (1997).
🇯🇵 | Alles leek goed te gaan voor Niels Laros, maar in de laatste meters heeft hij niet voldoende over voor een medaille. De Nederlander wordt vijfde. Het goud is voor Isaac Nader. #WorldAthleticsChamps
— Eurosport Nederland (@Eurosport_NL) September 17, 2025
Stream atletiek op HBO Max pic.twitter.com/2EwJi4Robj
[Notícia atualizada às 14h54]
Leia Também: Leandro Ramos fica pela qualificação no lançamento do dardo dos Mundiais