Procurar

"Quem diz não ao Benfica?". José Mourinho esperado hoje no Seixal

Treinador português de 62 anos chegou a Lisboa na tarde de quarta-feira e admitiu estar em contactos com a direção do Benfica. Mourinho pode ser apresentado já hoje com direito a uma cerimónia que marca o seu regresso ao clube da Luz 25 anos depois.

"Quem diz não ao Benfica?". José Mourinho esperado hoje no Seixal

© Reuters

Francisco Amaral Santos
18/09/2025 07:43 ‧ há 4 dias por Francisco Amaral Santos

Desporto

Benfica

O Benfica está cada vez mais próximo de anunciar, já nesta quinta-feira, a contratação de José Mourinho para suceder a Bruno Lage, pouco menos de 24 horas depois de o treinador português de 62 anos ter chegado a Portugal. As partes apenas chegaram a um acordo já nas últimas horas de ontem e tudo estará fechado para que Mourinho regresse ao clube da Luz 25 anos depois da primeira passagem pelo Benfica. 

 

Segundo Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questões relativas ao mercado de transferências, em causa está um vínculo de dois anos que irá ligar Benfica e José Mourinho. 

Por seu turno, o jornal A BOLA revela, na edição desta quinta-feira, que a direção liderada por Rui Costa pretende apresentar o novo treinador com pompa e circunstância. Mourinho é esperado, assim, no Benfica Campus, no Seixal, nas próximas horas, para conhecer os jogadores, dar o primeiro treino e comparecer em conferência de imprensa. 

"Quem diz não ao Benfica?"

Na chegada ao Aeroporto de Tires, em Cascais, e depois de ter aterrado oriundo de Barcelona, José Mourinho acedeu ao pedido dos jornalistas e acabou por confirmar que estava em negociações com o Benfica. Pelo meio, deixou uma frase que depressa começou a dar que falar.

"Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não [digo]", disse Mourinho, já na parte final da conversa com os jornalistas, antes de entrar na viatura própria. 

Antes disso, Mourinho também confessou que a possibilidade de regressar ao Benfica sempre lhe agradou, mas também admitiu sonhar em orientar a seleção nacional. 

"Pensava que um dia iria regressar [a Portugal] para a seleção. Confirmo que antes de entrar no avião perguntaram-me se poderia ter interesse e eu disse que sim. Disse que estava no estrangeiro e quando regressasse teria todo o gosto em falar com as pessoas", apontou, antes de acrescentar. 

"Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Não queria dizer sim a algum clube que não fosse o certo, só por eu ser workaholic [viciado no trabalho]. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava'", afirmou. 

As estranhas semelhanças com 2000

O Special One já passou pelo Benfica em 2000 e em circunstâncias muito semelhantes com as de agora. Afinal de contas, José Mourinho também aceitava o convite de orientar as águias a poucas semanas das eleições, tal e qual como vai suceder agora, 25 anos depois. 

A temporada de 2000/01 arrancou sob a liderança de Jupp Heynckes, mas o então presidente João Vale e Azevedo perdeu a paciência com o treinador alemão depois de cinco jogos na sua segunda temporada, tendo apostado em Mourinho. 

José Mourinho acabaria por ser formalmente apresentado, em conferência de imprensa, a 20 de setembro de 2000. Quer isto dizer que o treinador português - agora com um vasto currículo internacional - pode, agora, ter o primeiro jogo no regresso ao Benfica precisamente... a 20 de setembro de 2025, na Vila das Aves, perante o AVS, em jogo da 6.ª jornada da I Liga. 

No entanto, e por conta do ato eleitoral, a primeira passagem de Mourinho pelo Benfica apenas durou 11 jogos. Manuel Vilarinho derrotou Vale e Azevedo e já tinha apontado Toni como o seu treinador. O treinador setubalense não gostou de se sentir a "prazo" e acabaria por tomar a decisão de se demitir por iniciativa própria. 

O que dizem os rivais de Rui Costa? 

A decisão de Rui Costa em despedir Bruno Lage e contratar José Mourinho fez disparar as críticas dos outros candidatos à presidência do Benfica. O timing escolhido para a troca no comando técnico gera discórdia, apesar do nome de Mourinho ser quase consensual. 

João Noronha Lopes 

"As últimas horas foram o culminar de quatro anos desastrosos. A pouco mais de um mês das eleições, o Benfica está agora refém das decisões de Rui Costa, um presidente sem qualquer competência para decidir o destino do clube. A boa notícia é que já faltou mais para este pesadelo terminar. Se Rui Costa não sai pelo próprio pé, seremos nós a garantir que isso acontece. Confiem no futuro. O Benfica somos nós. Está na hora". 

João Diogo Manteigas

"Chegou o momento de olharmos de frente para a realidade e de Rui Costa assumir as responsabilidades. O Sport Lisboa e Benfica não pode continuar refém de decisões precipitadas e de uma gestão que não corresponde às expectativas dos seus sócios e adeptos. Em quatro anos de mandato, dois treinadores dispensados em início de época. Em quatro épocas, prevê-se agora um quinto treinador, aliado a investimentos sem retorno desportivo consistente e uma instabilidade que não condiz com os valores benfiquistas". 

Martim Mayer 

"A inevitável decisão de despedir Bruno Lage peca por tardia. Era uma decisão tão óbvia, que é lamentável que apenas Rui Costa não a tenha percebido. Se dúvidas restassem, o presidente do Benfica limita-se apenas a reagir em vez de planear. Estamos a pouco mais de um mês das eleições e o que se pede a Rui Costa é responsabilidade. Tem de encontrar a melhor solução, que não só sirva para garantir as vitórias de que precisamos, mas também que considere que o futuro presidente do Benfica poderá ter outras escolhas e não se veja, assim, obrigado a ter de pagar cláusulas indemnizatórias". 

Cristóvão Carvalho 

"A base de qualquer projeto tem de ser o treinador. Se eu fosse presidente, tomaria de imediato a decisão de falar aos sócios, explicar-lhe a contexto que vivemos e iniciar já as negociações para a contratação de Klopp. É o nome que escolhi para treinar o Benfica, mas deixo clara a total disponibilidade no sentido de criar condições para que ele assuma o cargo de treinador do clube desde já. Está na hora de voltarmos a ser o glorioso na plenitude, e isso não é viável com esta falta de ambição e mística". 

Luís Filipe Vieira 

"É tempo de o atual presidente assumir verdadeiramente as suas responsabilidades em mais um fracasso. Já são demasiados fracassos desportivos e erros de gestão que obrigam o Benfica a pagar milhões e milhões de indemnizações a sucessivos treinadores despedidos. A saúde financeira do clube depende da prestação na Champions e do desempenho na Liga. Não posso deixar passar em claro da noite de ontem [terça-feira]. Depois da vergonha que foi a final da Taça de Portugal e da posição, e bem, desta direção, boicotando jogos da seleção na Luz e exigindo uma série de esclarecimentos e ações que a Federação Portuguesa de Futebol nunca se dignou a dar e fazer, Rui Costa achou por bem sentar o presidente da FPF à sua direita". 

A despedida de Bruno Lage 

Numa quarta-feira na qual apenas se falou quase somente de José Mourinho, também Bruno Lage quebrou o silêncio, comparecendo no Benfica Campus, no Seixal, para se despedir e acertar os últimos detalhes da sua rescisão de contrato. 

"Montámos um plantel completamente diferente daquele que encontrei, há um ano, quando chegámos, mas, infelizmente, como sabem, alguns condicionamentos, quer internos, quer externos, não nos permitiram fazer melhor. Agora, é desejar o melhor ao senhor que se segue. Não sei se se confirmam as notícias, se é o mister Mourinho ou não", afirmou aos jornalistas, antes de deixar um agradecimento aos jogadores. 

Cinco pecados capitais. Como Lage foi de 'salvador a coveiro' no Benfica

Cinco pecados capitais. Como Lage foi de 'salvador a coveiro' no Benfica

Sadino não resistiu à humilhação no arranque da fase de liga da Liga dos Campeões e recebeu 'guia de marcha', pouco mais de um ano após o regresso à Luz... e a 39 dias das eleições.

Carlos Pereira Fernandes | 06:48 - 18/09/2025

"Cumpriram sempre com as minhas indicações, e sinto-me realizado, uma vez mais. Aquilo que é mais importante é que quero muito bem ao Benfica, porque o Benfica fez muito por mim e pela minha carreira", rematou o treinador sadino que não resistiu à derrota do Benfica frente ao Qarabag (2-3), no arranque da fase regular da Liga dos Campeões. 

Está, assim, a chegar um novo ciclo ao Benfica com José Mourinho a regressar ao clube da Luz 25 anos depois com a missão de devolver a conquista de títulos às águias. 

Leia Também: Mourinho fechado como novo treinador do Benfica. Os detalhes do contrato

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si